O Natal do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde) foi de muito amor, carinho e solidariedade em dezembro de 2023. O IRSI, Instituto de Responsabilidade Social do INTS, planejou a ação ‘Natal Solidário’, onde os colaboradores puderam adotar cartinhas de crianças assistidas pelo Centro Dia, um centro de assistência social para pessoas com deficiência. As cartinhas tinham pedidos de roupas, calçados, brinquedos e até cadeira de rodas. Praticamente todos os pedidos foram atendidos e, ao todo, foram cerca de 70 crianças beneficiadas. Mas faltava um presente especial: a cadeira de rodas do menino Davi, de 7 anos. 

Na manhã do dia 20 de fevereiro, representantes do INTS foram entregar a cadeira doada pelos líderes do Instituto. Davi Pereira estava no Centro Dia com seu pai e sua irmã aguardando essa entrega tão importante. O atraso na entrega se deu devido à logística do fornecedor, mas a espera valeu a pena: a cadeira é linda e proporcionou a ele muito mais conforto e segurança. 

O seu pai, Edson Pereira, demonstrou muita felicidade e gratidão ao receber essa doação. “Essa cadeira para mim é uma benção de Deus e eu venho lutando muito, há dois anos, para conseguir isso. E agora nós conseguimos, graças a Deus e a equipe INTS e Centro Dia. Será um conforto maior para ele e ele merece muito. Davi é um guerreiro.”, comenta o pai. 

Edson também descreveu a diferença da cadeira anterior para a nova. “Era mais estreita e ele não se sentia bem, não era confortável para ele. Essa aqui vai fazer muita diferença, ela é mais bonita, mais confortável e ainda temo guarda sol”, completa o pai. Inclusive, o porta sol irá permitir que Davi vá até a praia, onde antes não costumava ir. 

A coordenadora do Centro Dia, Eliana Almeida, também relatou sua alegria com o momento. “Eu agradeço muito o carinho e o apoio dessa parceria com o INTS. Ficamos muito felizes com essa parceria, eu e toda a equipe do Centro Dia. Esse apoio foi muito importante para o Davi e vai fazer a diferença na vida dele”, afirma a coordenadora. 

Com isso, o IRSI segue com o seu objetivo de promover ações sociais para levar solidariedade e bem-estar para os que mais precisam.

Sobre o Centro Dia
O Centro Dia é um espaço onde é ofertado o Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade, destinado ao acompanhamento prioritário de crianças de 0 a 6 anos (podendo ser ampliado para até 12 anos) com microcefalia e outras deficiências associadas e suas famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. No Centro Dia, são ofertados atendimentos interdisciplinares visando a melhoria da qualidade de vida, o apoio à família em sua função de cuidado e proteção, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, potencializando a autonomia e a inclusão social.