Às 8h37 desta segunda-feira, 26, veio ao mundo, de parto normal, o bebê Nícolas Davi Santos de Jesus, filho da dona de casa Irene dos Santos (28) e do carpinteiro Daniel Santos de Jesus (24), moradores do povoado Areia Branca, Zona de Expansão da capital. Pesando 2 quilos e 110 gramas e medindo 43,5 centímetros, ele é o primeiro filho do casal e a criança de número 3000 nascida na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN).
“Eu ouvi muitas conhecidas e vizinhas que tiveram filho aqui. Pude ver de perto o que o atendimento daqui proporciona. Fui muito bem atendida, todo o pessoal de enfermagem, os médicos e os demais profissionais me atenderam muito bem. Quando revelaram que Nícolas era o bebê número 3000, recebi muito carinho e desejo de saúde de todos os que estiveram aqui. Ele já recebeu vacinas, exames e está mamando bem”, revela a mamãe Irene do Santos que, ao lado da irmã, Bárbara dos Santos, que é sua acompanhante neste primeiro dia, já receberam o kit com material de limpeza, roupas e acessórios para o bebê.
Para a diretora Geral da unidade, Rita de Cássia Leal, a chegada de Nícolas é mais um motivo de celebrar a relevância social da MMLN. “Aqui nós temos um serviço parametrizado para oferecer e assegurar todos os direitos da parturientes e acompanhantes. Nós respeitamos as suas opções e oferecemos uma estrutura de atendimento que oferece toda a dignidade e compromisso que esse momento, inesquecível na vida de uma mulher, seja a melhor experiência possível”, enfatiza.
10 Meses de Funcionamento
Com 315 dias de funcionamento (iniciou em 17 de abril de 2023), a unidade municipal tem o perfil de atendimento de baixo risco para as parturientes, preconizando o parto natural. A MMLN já atendeu a parturientes de 75 municípios, sendo 62 de Sergipe, oito municípios do estado vizinho da Bahia, quatro cidades de Alagoas e uma parturiente originária do município de São Paulo (SP). O município de Aracaju é o que concentra o maior número de atendimentos, com 69,83% do total e, destes, 1.330 partos normais (63,27%) e 772 cesáreas, que trouxeram ao mundo 1.035 crianças do sexo feminino e 1.067 crianças do sexo masculino.
No início da tarde, a totalização já indicava 3.004 nascidos vivos, sendo 1.505 do sexo masculino e 1.499 do sexo feminino. Os números da MMLN também apontam para a realização de 11.528 testes de triagem neonatal, 11.310 atendimentos de urgência e emergência (classificação de risco) e 33.697 exames laboratoriais.
A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e está situada na rua Procurador José Costa Cavalcante, 64, bairro 17 de Março. O telefone de contato 3142-2776.