Na manhã desta segunda-feira, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Estadual de Feira de Santana, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Ciência (INTS), emocionou pacientes e colaboradores da instituição, ao realizar uma ação de humanização para uma paciente internada que está aniversariando. Dona Josefa Pereira dos Santos, 63 anos, foi surpreendida pelo caloroso gesto do grupo de humanização, que organizou um bolo de aniversário para celebrar a data especial.

Este não foi um evento isolado. Na sexta-feira passada, dia 23, a paciente Natanaelle Roma, 26 anos, também recebeu uma comemoração similar. Em meio às circunstâncias desafiadoras de estar hospitalizada, Natanaelle expressou sua emoção, dizendo: “Me senti muito querida e feliz diante da equipe da UPA. É meu aniversário, e hoje me senti acolhida, ninguém gostaria de passar o aniversário internada mas todos aqui se mobilizaram, as enfermeiras maravilhosas, a assistente social também maravilhosa e eu não esperava essa surpresa. Mas, eu me senti muito feliz e até agora estou contagiada por esse momento. Eu só tenho que agradecer a todos”, falou emocionada a paciente.

Maria Isabel Rocha, assistente social e membro do grupo de humanização da UPA, destaca a importância dessas ações para os pacientes. Segundo ela, proporcionar momentos de celebração e carinho durante o período de internação vai além de tratar as condições médicas; é sobre reconhecer a humanidade de cada indivíduo e garantir que se sintam valorizados e cuidados em todos os aspectos. “Nossa missão vai além do tratamento clínico. Buscamos oferecer suporte emocional e promover o bem-estar integral dos nossos pacientes, e momentos como esses contribuem significativamente para isso”, ressalta Isabel.