Reduzir o estresse, proporcionando o aumento de produtividade e a satisfação no ambiente de trabalho. Este é o foco de uma das ações do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), utilizando as ferramentas da Psicologia. Este foi o objeto de uma sensibilização promovida na manhã da última quinta-feira, 29, com a equipe de coordenadores e lideranças da unidade.
Segundo a preletora, a psicóloga Ana Caroline Rodrigues, o objeto buscado nessa sensibilização é a identificação de sentimentos e emoções para trabalhá-los positivamente. “Buscamos motivar as lideranças a entender cada vez mais esse contexto emocional e pessoal, contornando problemas e elevando o aspecto motivacional nas questões e desafios cotidianos do trabalho”, explica.
Uma das dinâmicas empregadas previa justamente a diferenciação entre “sentimentos” e “emoções” e a correlação com os aspectos organizacionais na rotina de trabalho. “Essa é uma reflexão importante que devemos trazer para o nosso cotidiano, mitigando riscos e atritos através dessa compreensão dos fatores pessoais e profissionais presentes em nosso fluxo de trabalho. É um dos elementos fundamentais para trabalhar em equipe”, exemplifica a referência técnica em Nutrição da MMLN, Greice Milena Reis.
Motivação
A sensibilização foi concluída com uma outra dinâmica que proporcionou a identificação de características pessoais de cada um dos participantes e a efetividade dessas peculiaridades na efetividade do trabalho realizado na unidade. “Concluímos essa sensibilização com uma dinâmica emocionante, onde cada um pôde expressar seus sentimentos em relação à outro membro da equipe. é esse sentido de unicidade que queremos que os líderes multipliquem em suas equipes”, concluiu a coordenadora do NEP, enfermeira Luciane Katrine da Luz.
Números
Com 318 dias de funcionamento, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira já apresenta números expressivos como mais de 3000 partos realizados, cerca de 12.000 exames de triagem neonatal, 34.000 exames laboratoriais, 12.000 atendimentos de urgência e emergência obstétrica, contando com mais de 400 colaboradores e funcionando 24 horas, sete dias na semana.