As Unidades de Saúde da Família, localizadas no município de Suzano, tiveram um Dia da Mulher marcado por muitas rodas de conversa, serviços de saúde, massagens, limpeza de pele, café da manhã e entrega de mimos, como flores, brincos, kits beleza, entre outros. Além de celebrar essa data de luta e reconhecimento da força feminina, as Unidades buscaram promover a saúde, com uma abordagem holística para o bem-estar feminino. Realizaram exames e palestras educativas, com informações sobre a importância da prevenção de doenças e cuidados com o corpo.
As ações foram feitas nas próprias sedes das unidades, e também em algumas visitas externas. As equipes estiveram na Clínica da Mulher e em stands montados na rua para atender a comunidade em geral. Na oportunidade, falaram com as mulheres sobre os cuidados básicos com a saúde e locais para consultas e tratamentos. As mulheres também contaram com o serviço de auriculoterapia, uma técnica que trabalha pontos na orelha para diminuição da ansiedade e tratamento de outras patologias.
Nas USFs Jardim Europa e Jardim Maitê, as mulheres foram recepcionadas com frases de motivação e um delicioso café da manhã. Já na USF Jardim Ikeda, o público feminino teve um dia de beleza, com sessões e dicas de maquiagem. Na USF Recanto São José, além do café da manhã, foram feitas rodas de conversa e dinâmicas em grupo, proporcionando alegria e integração. Na USF Suzanópolis, as mulheres também foram contempladas com serviços e muitos brindes. Na USF Jardim Revista, as colaboradoras vestiram rosa, com ilustrações de mulheres fortes e empoderadas, fortalecendo a mensagem de que mulher é força, luta e amor.
A gerente da Estratégia de Saúde da Família do São José, Janaína Mendes dos Santos, conta que a ação foi muito positiva. “Realizamos uma significativa ação no Dia Internacional da Mulher, junto com a equipe, promovemos palestras e oferecemos orientações sobre a importância dos exames preventivos. A iniciativa foi complementada por um agradável chá da tarde, proporcionando um ambiente propício para conversas enriquecedoras com as mulheres, incluindo a presença de psicólogas para abordar diversos aspectos do bem-estar feminino. Essa experiência reforçou nosso compromisso com a promoção da saúde e fortalecimento da comunidade”, disse.