No último dia 08 de março, o Instituto de Responsabilidade Social do INTS (IRSI) realizou uma ação especial no Centro Dia, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O Projeto “Cuidando de Quem Cuida” teve como foco as mães das crianças assistidas pela instituição, que é voltada ao cuidado de pessoas com deficiência. Uma ação especial para mulheres guerreiras, que dedicam a vida para os filhos, que requerem muita atenção e cuidados constantes, devido às suas condições.
O projeto “Cuidando de Quem Cuida” já é uma realidade em unidades de saúde geridas pelo INTS na Bahia, como o Hospital Manoel Victorino, a UPA de Brotas e o Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas. Desta vez, estendeu-se a uma instituição parceira do Instituto, o Centro Dia.
Com o intuito de promover o relaxamento físico e mental dos colaboradores, melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse e a ansiedade, o projeto ofereceu uma série de atividades terapêuticas. Entre elas, destacam-se a massoterapia, auriculoterapia, ventosaterapia, massagem com pedras quentes, bambuterapia e reflexologia podal. Além disso, todas as participantes foram agraciadas com um mimo e desfrutaram de um café da manhã especial.
Fabiana Ferreira demonstrou satisfação ao participar desse momento: ”Estou aqui para agradecer os cuidados, eu adorei. Me senti cuidada, me senti ao mesmo tempo agraciada pelos profissionais.” Verônica de Santana, que também é mãe de um filho acolhido, afirmou que “É muito importante para nós mulheres termos esse momento de relaxamento, um momento só nosso, porque a maioria dos nossos dias ficamos fazendo as atividades de casa, cuidando de nossos filhos, muitas trabalham, então esse momento foi muito, muito importante. Queria agradecer a todos envolvidos”
“É minha primeira vez aqui fazendo voluntariado com essa equipe. Eu quero agradecer o empenho, a seriedade, o trabalho voluntário, que é tão importante. Foi uma experiência muito edificante, porque nós trabalhamos com mães de crianças especiais, mães que precisam, de fato, desse acolhimento, dessa sensibilidade, desse olhar terapêutico”, afirma a voluntária massoterapeuta Girlene Bastos.
Girlene completa que “não foi só o serviço, mas foi além disso. Foi o acolhimento tão especial que essas mulheres sofridas precisam e que a gente nem imagina só, de fato, pessoalmente, para perceber o quanto elas precisam. Então, eu quero agradecer imensamente a equipe, o IRSI e a empresa.”
Nessa primeira etapa do evento, contamos com a presença de 20 mulheres, proporcionando um momento de cuidado e relaxamento. O projeto “Cuidando de Quem Cuida” reafirma o compromisso do IRSI e do INTS com o bem-estar e a saúde de seus colaboradores e parceiros, promovendo uma cultura de cuidado e valorização mútua.