No último dia 8 de março, o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) dedicou esforços para celebrar o Dia Internacional das Mulheres em suas diversas unidades de saúde. Com o intuito de valorizar e homenagear as mulheres, foram realizadas uma série de atividades, incluindo palestras, cafés da manhã e momentos de autocuidado. 

Na sede do INTS, em Salvador, as comemorações foram marcadas por um café da manhã colaborativo e uma palestra inspiradora com o tema “O que te impede de prosperar?”. Durante a ocasião, as mulheres presentes tiveram a oportunidade de refletir sobre equilíbrio emocional, participando também de uma dinâmica que avaliou seus comportamentos por meio de um mapa de autoavaliação sistêmico. 

No Hospital Manoel Victorino, na Bahia, houve um café especial para as líderes femininas, acompanhado de uma roda de conversa sobre empoderamento feminino e compartilhamento de experiências. Todas as colaboradoras da unidade também receberam lembranças em reconhecimento. Na UPA Estadual de Feira de Santana, o dia foi marcado por um café da manhã e uma roda de conversa para celebrar a data. 

A UPA de Brotas, em um gesto simbólico, explorou o significado dos nomes das mulheres que contribuem para a jornada da saúde. Os homens colaboradores recitaram um poema de Bráulio Bessa em homenagem às mulheres. No Hospital Metropolitano, o foco foi o autocuidado, com sessões de maquiagem e cuidados com a pele para as colaboradoras. 

Em Sergipe, na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, as celebrações incluíram um café da manhã colaborativo e a criação de um espaço dedicado à celebração do Dia Internacional da Mulher, destacando a importância de “Ser uma Mulher que Inspira Outras”. A programação ainda contemplou um café da manhã e uma palestra intitulada “O Poder do Autoconhecimento e da Autotransformação”, conduzida pela pedagoga e psicoterapeuta transpessoal, Janaína Cavalcante. 

Em São Paulo, no Hospital Municipal Guarapiranga, as comemorações envolveram a entrega de brindes para colaboradoras e terceirizadas, seguidas de um café da tarde. Na região SACA, diversas unidades, como o Hospital Dia Santo Amaro,  UBS Jardim São Carlos, UPA Dorotéia, UBS Mata Virgem e UBS Vila Arriete, também contaram com uma programação especial. 

O INTS reforça seu compromisso e respeito por todas as mulheres, celebrando também a presença significativa delas em posições de liderança de diversos setores, inclusive na direção de unidades de saúde. Que no dia 8 e em todos os outros dias do ano as mulheres sejam respeitadas, validadas e reconhecidas.