Evento voltado a profissionais da saúde acontece nesta segunda-feira (18); também será possível acompanhar pelo YouTube

O Hospital Dia de Santo Amaro (HDSA), unidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) realiza nesta segunda-feira (18) o I Simpósio de Limpeza e Esterilização, com o tema “Disseminando as boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos”.

Voltado a profissionais da saúde, o evento presencial ocorre no Auditório da Universidade Santo Amaro (UNISA) e também contará com transmissão pelo YouTube (clique aqui para acessar).

“É necessário investir na capacitação e disseminação do conhecimento para garantir a excelência dos serviços prestados pelas equipes de saúde, além de promover a discussão sobre a importância e benefícios dos processos adequados em esterilização”, destacou Silvia Herranz, diretora geral do HDSA. Vale ressaltar a importância da capacitação dos profissionais de saúde e o desenvolvimento de ações técnico-científicas que promovam discussões de forma multidisciplinar, gerando produção cientifica e inovações e melhorias nos processos”, completou.

O primeiro painel do evento, “RDC 15/2012 e RDC 06/2013 – Aplicabilidade no cotidiano profissional”, será apresentado por Gonzalo Vecina Neto, ex-secretário nacional de vigilância sanitária e ex-diretor presidente da Anvisa.

O simpósio contará com outros cinco painéis: “Autoclave Gravitacional x Bomba de Vácuo: Desvendando suas diferenças”, apresentado por Fernando Bustamante, especialista na área de gestão de materiais de esterilização; “Inspeção e Funcionabilidade dos Materiais após o processo de limpeza”, com Ligia Garrido Calicchio, consultora técnica Mack Medical; “Tipos de Embalagens para Esterilização: Qualidade para Garantia de Segurança do Processo, por Ana Maria Ferreira Miranda, diretora executiva da NasceCME; “O futuro da esterilização em baixas temperaturas”, apresentado por Gerson Luqueta, gerente da engenharia da BAUMER; “Relação Custo Benefício Sobre o uso de Kits Cirúrgicos Descartáveis”, com Eliandra Vasconcelos Matiello, Diretora SPPlus e “Visão Sistêmica na Gestão de CME – Da Estruturação ao Desempenho dos Processos”, por Angélica Mendes, gerente assistencial do HDSA.

“Existem diversos desafios a serem enfrentados e com este primeiro simpósio, queremos avançar em debates das melhores práticas com eficiência operacional e sustentabilidade para as organizações”, profetizou Silvia.

Clique aqui  e confira programação completa!