O Hospital Dia de Santo Amaro (HDSA), unidade de saúde sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizou na segunda-feira (18) o I Simpósio de Limpeza e Esterilização, com o tema “Disseminando as boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos”. Com formato híbrido e voltado a profissionais da saúde, o evento presencial ocorreu no Auditório da Universidade Santo Amaro (UNISA) e também contou com a transmissão ao vivo pelo YouTube (clique aqui para assistir).
Com o objetivo de avançar em debates das melhores práticas com eficiência operacional e sustentabilidade para as organizações, o simpósio promoveu discussões e compartilhamento de conhecimentos sobre técnicas, procedimentos e inovações na limpeza e esterilização. Ao todo, compareceram 149 pessoas presencialmente e foram 147 acessos online.
A Gerente Assistencial do HDSA, Angélica Mendes, explica que “a ideia do Simpósio surgiu da necessidade de promover um espaço de aprendizado e troca de experiências na área de Limpeza e Esterilização. Percebemos que havia uma carência nesse tipo de evento, onde profissionais pudessem se atualizar e discutir as melhores práticas. A receptividade do público foi além das nossas expectativas. Tivemos uma grande adesão por parte dos profissionais da área, tanto em termos de participação no evento quanto de interesse nos temas abordados. Além disso, recebemos um feedback muito positivo dos participantes, que destacaram a qualidade das palestras e a relevância das discussões promovidas.”
“Além de promover o avanço do conhecimento em áreas específicas, O Simpósio desempenha um papel fundamental na criação de redes de colaboração, fortalecimento de parcerias e estímulo ao desenvolvimento de novas ações para os desafios atuais e futuros. Ele reforça a necessidade do compartilhamento de conhecimento e da colaboração interdisciplinar para impulsionar o progresso e a melhoria dos processos de todas as instituições de saúde”, destacou Silvia Herranz, Diretora Geral do HDSA.
Para o Diretor Médico do INTS, Murilo Marques, “Foi um enorme sucesso, tanto de público, como do alto nível do conteúdo apresentado. Tivemos palestrantes do mais alto nível de conhecimento e representatividade nas suas áreas de atuação, como o Dr. Gonçalo Vecina, ilustríssimo sanitarista e ex dirigente da ANVISA, representantes da indústria e órgãos de classe, apresentando para a plateia, os mais modernos equipamentos (autoclave com bomba a vácuo ) até embalagens e afins.”
O primeiro painel do evento, “RDC 15/2012 e RDC 06/2013 – Aplicabilidade no cotidiano profissional”, foi apresentado por Gonzalo Vecina Neto, ex-secretário nacional de vigilância sanitária e ex-diretor presidente da Anvisa.
O simpósio contou com outros seis painéis:
- “Autoclave Gravitacional x Bomba de Vácuo: Desvendando suas diferenças”, apresentado por Fernando Bustamante, especialista na área de gestão de materiais de esterilização;
- “Inspeção e Funcionabilidade dos Materiais após o processo de limpeza”, com Ligia Garrido Calicchio, consultora técnica Mack Medical;
- “Tipos de Embalagens para Esterilização: Qualidade para Garantia de Segurança do Processo, por Ana Maria Ferreira Miranda, diretora executiva da NasceCME;
- “O futuro da esterilização em baixas temperaturas”, apresentado por Gerson Luqueta, gerente da engenharia da BAUMER;
- “Relação Custo-Benefício Sobre o uso de Kits Cirúrgicos Descartáveis”, com Eliandra Vasconcelos Matiello, Diretora SPPlus e
- “Visão Sistêmica na Gestão de CME – Da Estruturação ao Desempenho dos Processos”, por Angélica Mendes, gerente assistencial do HDSA.
Silvia ainda completa: “Fiquei imensamente impressionado com a qualidade das apresentações, a profundidade dos temas abordados e com a atualização técnico-cientifica acerca de Esterilização e Limpeza do ambiente hospitalar. Desde as palestras cada momento ofereceu insights valiosos e oportunidades de networking enriquecedores”.
Dr. Murilo também destaca a importância da Mesa Redonda realizada ao final do evento, com especialistas renomados na área da limpeza e esterilização: “Finalizamos com uma mesa redonda muito rica em discursões, onde fomos agraciados com informações valiosas, que nos fez pensar de forma disruptiva, melhorar nossos processos, além da troca de experiências.”
Ademais, Angélica Mendes reforça a importância do trabalho em equipe para a concretização do evento: “A comissão organizadora foi a peça-chave. Contamos com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais dedicados e dispostos a contribuir. O sucesso desta primeira edição nos motiva ainda mais, inclusive pretendemos realizar edições futuras, sempre buscando inovar e trazer conteúdos relevantes para os profissionais da área. Estamos muito animados com o que o futuro reserva para continuidade deste projeto.”
Portanto, o I Simpósio de Limpeza e Esterilização promovido pelo Hospital Dia de Santo Amaro representou um marco significativo no avanço das boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos. Ao reunir profissionais renomados e promover debates profundos sobre técnicas, procedimentos e inovações, o evento não apenas disseminou conhecimento, mas também fortaleceu parcerias e estimulou o desenvolvimento de novas ações para os desafios presentes e futuros na área da saúde.