No dia 21 de março, foi celebrado o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, uma data emblemática que nos lembra da importância de promover a igualdade e combater todas as formas de discriminação. Neste contexto, o Hospital Dia Santo Amaro, sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), se destaca ao organizar um evento significativo que não apenas reconhece a importância desta causa, mas também busca engajar seus colaboradores e promover a conscientização sobre a questão racial.
No evento realizado pelo Núcleo de Diversidade e Inclusão do HDSA, no próprio dia 21, foram abordados diversos temas relacionados à luta contra a discriminação racial. Palestra sobre Letramento Racial, Papo Terapêutico, Exposição de Esculturas que metem a cultura afro-brasileira e workshop sobre penteados e tranças representativas foram conduzidos por especialistas, ativistas e membros da comunidade, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da diversidade e da inclusão.
Durante as atividades, foram destacadas iniciativas e práticas que podem ser adotadas tanto no ambiente corporativo quanto na sociedade em geral para promover a igualdade racial. Questões como equidade de oportunidades, respeito à diversidade cultural, políticas de inclusão e a importância do combate ao racismo foram amplamente debatidas.
José Antônio, advogado, que faz parte do Centro de Referência a Promoção a Igual Racial do Município (CRPIR) de São Paulo, destacou que “achei a palestra muito interessante, tinha um número muito bom de pessoas e todos participaram ativamente. Falamos sobre o nosso projeto do Centro, no qual a gente presta atendimento, acolhimento para todas aquelas pessoas que são vítimas de algum tipo de discriminação.”
“Eu queria agradecer a oportunidade, mais uma vez, de ter participado do evento. É muito bom a gente poder falar, trazer uma outra perspectiva a respeito dessa questão da diversidade que envolve o preconceito de cor, de gênero. Como mulher transgênero, eu acho que é importante trazer uma nova visão a respeito disso e com toda essa profundidade, foi muito bom. Adorei a oportunidade, a disposição de poder estar aqui”, completa Lucie Alves – Terapeuta Holistica.
Tais ações enfatizam a abordagem antirracista também na assistência à saúde. Populações privadas de direitos ou em situação de risco social apresentam indicadores de saúde mais frágeis quando comparadas aos cidadãos mais privilegiados. Ao compreender o contexto social, incluindo desemprego, baixa escolaridade, condições de moradia e subsistência, o profissional de saúde também identifica as vulnerabilidades e, assim, pode fornecer uma atenção mais abrangente.
A iniciativa Núcleo de Diversidade e Inclusão do HDSA em promover este evento em prol do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial demonstra um compromisso real com a promoção da igualdade e da justiça social. Ao proporcionar um espaço para o diálogo e a conscientização, o Instituto não apenas contribui para a construção de um ambiente mais inclusivo dentro de suas instalações, mas também inspira outras organizações e indivíduos a se engajarem nessa importante causa. Este evento é um lembrete de que todos nós, como membros da sociedade, temos a responsabilidade de combater o racismo e trabalhar juntos para construir um mundo mais justo e igualitário para todos.