O Centro de Saúde 24h de Itaquaquecetuba, administrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia de Saúde (INTS), realizou um treinamento sobre o processo de envelhecimento e violência ao idoso. O objetivo da iniciativa é reforçar a importância de respeito à integridade física e psíquica das pessoas idosas, além de incentivar a denúncia de ações violentas contra esse público. A atividade, realizada no dia 18 de março, foi aberta para todos os colaboradores da unidade.

A assistente social, Cássia Kelly Lopes, foi convidada para ministrar o treinamento e esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, tais como faixa etária, tipos de violência, políticas públicas existentes, cuidados necessários, meios para denúncias, entre outros. A gestora do CS24h, Carla Xavier, conta que uma grande parcela dos atendimentos realizados na unidade é formada por idosos vítimas de violência. Nesse sentido, percebeu a necessidade de qualificar os seus colaboradores.

“Eu acredito que esses treinamentos trazem conhecimento técnico, uma vivência humana aos colaboradores. Os idosos são uma grande parcela do público que a gente atende. É uma realidade que presenciamos. Então ter uma equipe mais capacitada e mais atenta a essa demanda é muito positivo”, disse.