Os colaboradores foram convidados para expor suas fotos de 15 anos atrás, em um mural especial feito para esta iniciativa. Abaixo da foto, havia uma breve história de qual era a realidade do colaborador em 2009, o que estavam fazendo na época, em qual realidade estava. Porém, o nome de cada um não estava exposto, para que fosse possível gerar uma integração e uma curiosidade dos demais funcionários.
“Quem é esse?”, “Como ele mudou!”, “Não sabia que ele já trabalhou com isso!”, “Ela está idêntica, não mudou nada!”, foram alguns dos comentários que surgiram após a montagem do mural. O objetivo foi promover essa integração entre os colaboradores, compartilhar histórias, mostrar como todos estavam em 2009, incentivar os colegas a descobrirem quem é quem através das semelhanças encontradas e compartilhar suas histórias. No final do mês, os nomes foram revelados.
Diego Bricidio, Analista de RH da sede, contou sua experiência com a ação: “Quando a ação foi proposta, apesar de que no formulário também pedia para a gente falar um pouco sobre o momento em que a gente estava na foto, eu me atrelei muito à questão da aparência. Então eu imaginei que tudo ia ser sobre aparência, da gente olhar as pessoas e ver como as pessoas estavam há 15 anos. E eu me surpreendi ao ver o painel com alguns choques de realidades ali, no sentido de que algumas pessoas há 15 anos eram crianças, outras pessoas já tinham uma vida, uma carreira estruturada. E aí me fez pensar sobre toda a variedade etária que a gente tem aqui no INTS.”
Com entusiasmo, Diego Ramos, Técnico Administrativo do Hospital Manoel Victorino, destacou: “Ah, eu simplesmente amei o mural com as fotos de 15 anos atrás de cada um de nós! Foi tão divertido tentar adivinhar quem era quem e foi uma verdadeira viagem no tempo ver como todos nós mudamos ao longo dos anos. Acho que a equipe de organização fez um trabalho incrível reunindo todas essas fotos e criando esse momento especial para celebrar os 15 anos do INTS. Foi uma ideia tão original e emocionante, e tenho certeza de que todos nós apreciamos muito esse esforço. Foi uma maneira maravilhosa de nos unir como equipe e relembrar alguns dos momentos mais marcantes da nossa jornada”.
Em 2009, Diego Bricidio era militar da aeronáutica e contou como as pessoas ficaram surpresas com quem ele era há 15 anos: “Eu ouvi muitos comentários tanto de não aparentar ser eu na foto, quanto sobre a surpresa das pessoas saberem que eu passei seis anos na aeronáutica. Então aparentemente a imagem que eu imprimo hoje, que as pessoas do trabalho têm de mim, não condiz com alguém que já foi militar. Isso é bacana, né? Surpreendente ver como a nossa vida é cíclica, como ela muda e como ela se transforma. Foi uma ação bem interessante, em vários sentidos”.
Neste ano, o INTS completa 15 anos de muitos desafios, conquistas e avanços em saúde e tecnologia. Ao longo desse tempo, muitas pessoas passaram por aqui e deixaram suas marcas, suas digitais. Por isso, reconhecemos e valorizamos cada história, cada colaborador, cada contribuição e troca de aprendizados. Com o Mural, reforçamos que quem éramos há 15 anos é uma peça única da nossa história, uma versão anterior que moldou o que somos hoje e assim, valeu a pena reviver esses momentos e refletir sobre as transformações até chegarmos aqui, no Instituto.