UPA de Feira de Santana promove conscientização e treinamento em alusão à Campanha Abril Azul

5 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Estadual de Feira de Santana, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizou esta semana uma celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Além de conscientizar, a equipe promoveu um treinamento no Núcleo de Educação Permanente, destacando a importância do atendimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades de saúde.

A iniciativa, conduzida por Fernanda Lacerda (Biomédica) e Maria Isabel Rocha (Assistente Social), contou com a participação de toda a equipe assistencial da UPA. Fernanda, que é coordenadora do laboratório da unidade, compartilhou sobre a abordagem da ação: “Aproveitamos esse momento em que toda a imprensa está voltada para o Dia de Conscientização Mundial do Autismo para sensibilizar, acolher e divulgar conhecimentos”.

Fernanda, como mãe de uma criança autista, ressaltou a importância de um atendimento mais humano e empático por parte dos profissionais de saúde. Ela enfatizou que a garantia dos direitos básicos das pessoas com autismo contribuiria significativamente para a satisfação do atendimento final.

Durante a atividade, os profissionais percorreram diversos setores da unidade, buscando despertar a sensibilidade para o acolhimento das pessoas com autismo e suas famílias. Um dos pontos destacados foi a garantia dos direitos, incluindo o atendimento prioritário previsto por lei para autistas. Além disso, foram compartilhados conhecimentos básicos sobre autismo, como sinais de alerta e aspectos relevantes para o diagnóstico precoce. As mães presentes na pediatria da unidade foram especialmente envolvidas, recebendo informações valiosas para identificar possíveis indicadores de autismo em seus filhos ou em crianças próximas.

A ação teve o apoio do Serviço Social da Unidade e foi desenvolvida pelo Grupo de Humanização, com a participação ativa de diversos profissionais, desde a recepção até os setores assistenciais, incluindo enfermeiros e médicos pediatras.“Todos precisam estar cientes e preparados para essa demanda. A inclusão e o cuidado integral da população, em especial dos autista, é prioridade para nós da UPA Estadual”, finalizou Fernanda.