Autogestão é tema do primeiro módulo do PDE – Programa de Desenvolvimento de Equipe 2024

12 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Os colaboradores do INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde participaram de um momento de muita reflexão e aprendizado no PDE 2024 (Programa de Desenvolvimento de Equipe). Com a temática do primeiro módulo “Autogestão”, o treinamento foi guiado pela Coordenadora de Melhoria Contínua do RH, Zeni Silva, e aconteceu no Convention da sede do INTS em Salvador. Entre os dias 09 e 12 de abril, os colaboradores foram divididos em turmas para participar do programa.

Ao todo, serão quatro módulos realizados nos próximos meses, com temas como produtividade, comunicação e influência e orientação a resultados. No primeiro módulo sobre autogestão, os colaboradores aprenderam que, na esfera pessoal, esta é uma habilidade de tomar decisões conscientes e responsáveis em relação ao próprio bem-estar, saúde, finanças, relacionamentos e desenvolvimento pessoal. 

Já na esfera profissional, esta habilidade envolve a capacidade de assumir responsabilidades por suas tarefas, prazos e resultados no trabalho, mesmo sem supervisões constantes. Envolve habilidades como gerenciamento de tempo, priorização de tarefas, comunicação eficaz, colaboração com colegas e autorreflexão para melhorar o desempenho. 

Daiane Feliciano, Assistente Administrativa do INTS, afirma que: “Esse é o segundo ano que tenho a oportunidade de participar do PDE e a sensação é a mesma: me sinto provocada a repensar os caminhos que tenho escolhido para minha vida profissional e pessoal. Achei o primeiro módulo sobre autogestão sensacional, pois me fez refletir, através das dinâmicas em grupo, qual o meu papel nos acontecimentos em que estou envolvida.”  

“As dinâmicas e ferramentas aplicadas durante o PDE me permitiram visualizar a importância de desenvolvermos a autogestão, além de oferecer possibilidades para pensarmos em estratégias que podem contribuir para alcançarmos nossos objetivos tanto pessoal quanto profissional. Um dos pontos que eu mais gosto do PDE é que ele não se limita a nossa atuação no Instituto, mas nos faz repensar a nossa carreira como um todo. Ansiosa para o segundo módulo”, expressa Daiane. 

Além da apresentação sobre o tema, dinâmicas e ferramentas, dicas foram expostas para o processo pela busca da autogestão: 

  • Trabalhar o autoconhecimento; 
  • Definir metas e objetivos; 
  • Cuidar do planejamento e organização; 
  • Cuidar dos feedbacks e autoavaliação; 
  • Cultivar hábitos saudáveis; 
  • Trabalhar sua autodisciplina; 
  • Cuidar da comunicação eficaz; 
  • Cuidar da gestão emocional e resiliência; 
  • Trabalhar no desenvolvimento contínuo. 

Zeni Silva afirma que é fundamental motivar todos os colaboradores a participarem do PDE, afinal, ele está relacionado às competências do INTS. “O programa desenvolve competências que os colaboradores devem estar afinados para atuar no dia a dia. Além disso, é um momento de trocas de experiência, de compartilhamento de ideias e de fortalecimento do time. É um momento em que as áreas se entrelaçam, se reconhecem e os colaboradores crescem. A partir desse crescimento, teremos um time de alta performance”, afirma a coordenadora.  

O INTS espera que, com o PDE, possamos promover momentos de desenvolvimento, reflexões e aprendizados para nossos colaboradores. Que eles possam trocar experiências e rever comportamentos prejudiciais para sua vida pessoal e profissional. Assim, poderão transformar sua realidade, sabendo que são capazes de alcançar tudo o que almejam. Os temas são pensados estrategicamente para apoiar e encorajar cada colaborador nesse processo. 

Livros indicados  

  • Carreiras Exponenciais de Eberson Terra; 
  • Micro-hábitos de BJ Fogg; 
  • O Fim Da Procrastinação de Petr Ludwig.