Teste – Maternidade Municipal Lourdes Nogueira conclui 2º Ciclo de Sensibilização para o Método Canguru

12 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

 

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira promoveu 2º Ciclo de Sensibilização para o Método Canguru com seus colaboradores e convidados. Diversas profissionais referência em Sergipe, participaram da iniciativa.  O método obedece aos critérios do Ministério da Saúde e trabalha o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe e bebê através do contato pele a pele, bem como estabilidade térmica, favorecendo o desenvolvimento dos bebês mais vulneráveis. O 2º ciclo foi concluído nesta quinta-feira (11), com a formação de 32 novos tutores.

Amanda Andrade da Silva, Tutora Estadual do Método Canguru e integrante do quadro de tutores da Maternidade, destacou a importância desta iniciativa. “Nós trabalhamos com crianças pré-maturas e crianças que passam pelo processo de hospitalização em UTI. Dest forma, o tratamento delas precisa ser diferenciado e humanizado. Por isso, estamos preparando a equipe, para que todos sejam sensibilizados e estejam aptos para os cuidados desses ambientes. Nossa intenção é alcançar 100% da unidade. Não nos limitamos apenas à equipe Neo, mas a todos os profissionais que estão aqui fornecendo os seus trabalhos”, comentou.

A Maternidade pauta a sua assistência nas boas práticas de assistência obstétrica e neonatal. A gestora da unidade, Rita Leal, lembra que o método Canguru é uma política nacional de saúde ampla, já que não se restringe apenas aos bebês. Também cuida dos pais, familiares e toda a rede de apoio. “Estamos realizando o nosso segundo Ciclo de Sensibilização que é uma estratégia de fortalecimento de uma linha de cuidado humanizada, facilitando o processo interativo pai-mãe-bebê, além de preparar a equipe para oferecer um atendimento de saúde qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar”, disse.