O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde ( INTS) continua ampliando a assistência e cuidados com a saúde da população. A novidade mais recente foi a implantação das tendas de acolhimento e atendimento para casos suspeitos da Dengue na Região SACA/ São Paulo. Ao todo, são oito tendas montadas em diferentes unidades administradas pelo Instituto, tais como UPA Pedreira, UPA Dorotéia, AMA Vila Missionária, AMA Vila Império, UBS Miriam II, UBS Vila Guacuri, UBS Jardim Aeroporto e UBS Jardim Umuarama. Entre os serviços oferecidos, estão a consulta médica, testes rápidos, medicação e hidratação. A ação foi iniciada no dia 20 de março e já ultrapassou a marca de 5 mil atendimentos.
A instalação das tendas surgiu como uma estratégia emergencial, para enfrentar os inúmeros casos de dengue na região e evitar prejuízos no fluxo dos demais serviços. A gestora da UBS UMUARAMA, Flávia Ferreira, comenta que essa ampliação da assistência foi fundamental, já que permitiu um atendimento mais ágil e específico para os casos suspeitos da doença. “A tenda tem contribuído bastante para a detecção precoce, o tratamento adequado e a redução do número de casos graves. Além disso, ajuda a desafogar a unidade, bem como os serviços de saúde convencionais, garantindo que os recursos e profissionais estejam disponíveis para atender outras demandas”.
Guilherme Santos, colaborador de um abrigo infantil, foi a uma das unidades para levar uma criança que estava com sintomas de febre e dor de cabeça. “Decidi trazer ela logo aqui para saber se é COVID ou Dengue. O serviço oferecido está muito bom e rápido. Em cerca de 15 minutos, já conseguimos ser atendidos”, disse.