Bailinho de Micareta na UPA Estadual de Feira de Santana: Educação e Alegria em Combate às ISTs/Aids

17 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Na manhã desta quarta-feira, dia 17 de abril, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Estadual de Feira de Santana, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), foi tomada por um clima de festa e conscientização. Um bailinho formado por colaboradores, voluntários do Grupo Plantonistas da Alegria, levou alegria aos corredores e enfermarias, mas também uma mensagem importante sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/AIDS.

De acordo com Rosane Melo, assistente social e integrante Plantonistas da Alegria, o grupo desenvolve um trabalho voluntário que visa levar sorrisos e esperança a quem mais precisa. “Temos uma equipe rotativa de cerca de 20 pessoas, hoje estamos aqui em 4 participantes, viemos trazer alegria e uma mensagem de paz e solidariedade por toda a unidade. O trabalho é voluntário, e na verdade os ajudados somos nós, quando saímos daqui, realizados, por levar uma mensagem de fé, de esperança, de ânimo. Que a gente possa cada dia multiplicar esse trabalho, porque é importante para quem mais precisa”, comemorou Rosane.

O enfermeiro Iranildo Ribeiro destacou a importância do uso do preservativo como uma medida fundamental na prevenção do HIV/AIDS. “Nestes momentos de festa e descontração, é essencial lembrar-se da importância da proteção tanto para si mesmo quanto para os outros. O HIV já não é mais uma sentença de morte, mas sim uma condição que pode ser gerenciada com tratamento adequado. No entanto, a prevenção continua sendo a melhor abordagem e ninguém quer ficar doente, não é mesmo?”, orientou o enfermeiro.

Além da distribuição de preservativos, o bailinho também destacou a importância da doação de sangue, outra prática que pode salvar vidas e contribuir para a saúde da comunidade. A ação foi organizada pelo Grupo de Humanização com o apoio da direção da unidade.