Abril Verde: UPA Brotas realiza programação sobre segurança e saúde no trabalho

30 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brotas, administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), também apoiou o movimento Abril Verde, que busca conscientizar os trabalhadores sobre a importância da segurança e saúde no trabalho. Na oportunidade, as equipes organizaram a Semana SIPAT, com um ciclo de palestras e divulgação de informações acerca dos riscos ocupacionais e medidas de segurança. As atividades foram realizadas entre os dias 22 e 26 de abril, com a participação de colaboradores, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e integrantes de setores administrativos. A ideia foi despertar todas as equipes sobre o assunto e promover a cultura de prevenção e qualidade de vida no trabalho.

No dia 22 de abril, o psicanalista Pedro Teles falou sobre a importância do equilíbrio emocional no ambiente de trabalho. A psicóloga Maria Adaildes realizou uma palestra, no dia 23 de abril, sobre os fatores de risco psicossocial. No dia 24, o fisioterapeuta Vinicius Bonfim trouxe informações sobre Ergonomia e saúde no trabalho. O instrutor Internacional ECSI e Coordenador Geral de Brigada, Greison Oliveira, também foi um dos convidados para a Semana SIPAT. No dia 25, ele ministrou uma palestra sobre prevenção e combate a incêndio. Já o encerramento foi marcado por uma palestra sobre Igualdade de Gênero/ Acidente de Trabalho, conduzida por Giselle Maria (Engenheira de segurança do trabalho e Marinez dos Santos Ramos (Bombeiro Civil e Técnica em Segurança do trabalho).

Além da UPA Brotas, outras unidades administradas pelo Instituto, também apoiaram a campanha, com o intuito de promover um ambiente de trabalho seguro para todos. O coordenador de SSO do INTS, Mário Neto, destaca que essas ações são fundamentais. “As unidades geridas pelo INTS abraçou essa iniciativa através de ações que foram realizadas durante todo o mês de Abril. As atividades de conscientização e prevenção de acidentes de trabalhadores e doenças ocupacionais acontecem durante todo o ano, mas entendemos a importância de maximizar essas ações no mês de Abril”, comentou.