UBS Vila Missionária promove reflexão com alunos do ensino fundamental

20 de maio de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Evento multidisciplinar abordou temas críticos para a faixa etária, como violência, bullying e abuso sexual

A UBS Vila Missionária realizou um encontro com os alunos do 5º, 6º e 9º ano da EMEF Mario Schenberg, em São Paulo (SP), no dia 20 de maio. O evento foi organizado por uma equipe multidisciplinar composta pelo nutricionista Rogério Elias, a assistente social Carli Pinheiros e o psicólogo Felipe dos Anjos, com o principal objetivo de criar um espaço de diálogo e reflexão para os adolescentes.

Durante o bate-papo, que reuniu 21 adolescentes, os profissionais abordaram temas críticos, como os diversos tipos de violência (psicológica e física) comuns entre jovens, incluindo bullying e abuso sexual, além de discutir formas de prevenção. “A iniciativa visou não apenas informar, mas também engajar os alunos em uma conversa aberta sobre questões que impactam diretamente em suas vidas”, ressalta Ana Paula de Matos, gerente da UBS.

Ela relata que a conversa foi muito bem recebida pelos adolescentes, que participaram ativamente e contribuíram com sugestões para temas futuros. Entre os tópicos sugeridos para os próximos encontros estão sexualidade, homofobia, racismo, relacionamentos tóxicos e dependência emocional.

Para Ana Paula, o espaço permite aos adolescentes socializarem, refletirem e receberem informações atualizadas sobre direitos, rede de apoio e temas que permeiam essa fase etária. “A estrutura do encontro é construída com base nas demandas apresentadas pelos adolescentes e pela equipe técnica da saúde, em parceria com a educação”, ressalta.