A UBS Jardim Novo Pantanal promoveu uma mobilização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Organizado pelo Núcleo de Prevenção de Violência (NPV) da Unidade Básica de Saúde, o evento contou com a participação de uma nutricionista, além de quatro Agentes Comunitárias de Saúde (ACS).
“Nosso intuito era alertar crianças e adultos sobre atitudes que podem indicar assédio ou abuso, incentivando ainda a escuta das crianças e adolescentes pelos familiares e profissionais de saúde”, explica Jaqueline Purcino, gerente da UBS. Para isso, foi realizada uma palestra na sala de espera, utilizando a metodologia do ‘Semáforo do Toque’, para educar pais, familiares, e crianças e adolescentes sobre os limites do corpo.
EDUCAÇÃO
A ferramenta funciona de maneira lúdica para ajudar a explicar as áreas do corpo que podem ser tocadas (cor verde), as áreas que requerem atenção (cor amarela) e as áreas íntimas que não devem ser tocadas (cor vermelha). Esta abordagem interativa visou alertar tanto crianças quanto adultos sobre atitudes que podem indicar assédio ou abuso e incentivar a escuta ativa das crianças e adolescentes pelos familiares e profissionais de saúde.
Para enriquecer ainda mais a ação, adolescentes do CJ-CEPE (Centro Ecumênico de Publicações e Estudos Frei Tito de Alencar Lima) visitaram a UBS e distribuíram folders informativos sobre a importância do dia 18 de maio, reforçando a mensagem de prevenção e conscientização. O tema continuará sendo trabalhado ao longo do mês na UBS e em seu território, por meio de visitas domiciliares e em grupos.