Ideia do passeio era promover inclusão e consciência ambiental dos participantes
No último dia 29 de maio, os usuários do CAPS II Adulto Cidade Ademar foram convidados a explorar o mais recente meio de transporte da zona sul de São Paulo: o transporte hidroviário na represa Billings. Duas embarcações deste novo modal fazem o trajeto entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas em 12 e 17 minutos, respectivamente, uma drástica redução comparada às 1h20 do trajeto de ônibus.
Rodrigo Domingues, gerente da unidade, explica que o propósito dessa atividade vai além da mera locomoção: “Trata-se de oferecer uma oportunidade de lazer aliada a uma reflexão sobre práticas sustentáveis de mobilidade na região, permitindo que os usuários desbravem, de forma acompanhada, os cenários da vida cotidiana.”
OUTRA VISÃO
Ele destaca ainda que o transporte hidroviário, além de sua característica ecológica, proporciona uma nova perspectiva da cidade, permitindo que os usuários apreciem a beleza da paisagem enquanto refletem sobre a importância da preservação ambiental.
“A experiência vivenciada pelos participantes foi rica em vários aspectos. Além de promover a conscientização ambiental, proporcionou momentos de convivência e lazer que certamente deixaram marcas positivas em suas vidas”, avalia Rodrigo.