Na última semana, unidade dobrou a arrecadação normal da unidade em 2024 e encaminhou ao banco de leite de Guarulhos
Nesta sexta-feira (24), o posto de coleta de leite humano do Hospital e Maternidade Suzano (HMS), unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Suzano e gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), encaminhou para o banco de leite de Guarulhos, 18,4 litros de leite oriundos de doação. Esta arrecadação, referente ao período de uma semana de captação, é o dobro da média semanal, para o ano de 2024, por esta unidade. A média normal do ano tem ficado em torno de nove litros.
“Saber que as mães de recém nascidos prematuros extremos, com até 1,5 kg, terão a garantia de que seus bebês serão alimentados com leite humano, garantindo para eles todo benificio que tem um leite materno, acalenta o coração”, declarou Drianne Medeiros, enfermeira do posto de coleta do HMS, comemorando a conquista.
O posto de coleta do HMS existe desde agosto de 2010 e já arrecadou mais de 365 mil litros de leite. As doações vêm não apenas de puérperas da unidade que apresentam hiperlactação, mas também de mães vindas de outras unidades da região.
Para mais informações, os interessados podem procurar pessoalmente a unidade ou entrar em contato pelo telefone: (11) 4745-3333 ramal 2373.
Quem pode doar leite
Para a doação do leite materno as mães devem seguir os critérios estabelecidos pela Rede Nacional de Bancos de Leite, isto é, estar amamentando seu bebê; ter realizado exames no pré-natal; comparecer ao BLH para uma avaliação da médica responsável a fim de averiguar se o bebê está recebendo leite em quantidade adequada e se a mãe está em boas condições de saúde; ter em casa um congelador e ou um freezer para armazenar o leite; e permitir a visita domiciliar dos profissionais do BLH ou do posto de coleta para orientações e a retirada do leite ordenhado.
As doadoras que preenchem esses critérios, recebem um kit completo contendo aventais e toucas, além de frascos estéreis, juntamente com todas as orientações necessárias sobre como retirar e armazenar o leite a ser doado.
O posto de coleta do HMS mantém uma rotina semanal de retirada do leite armazenado, substituindo-o por novos frascos e também é possível aproveitar para esclarecer dúvidas sobre amamentação ou doação de leite.