Se esta quinta-feira, 6, é dia de TBT, que, em inglês, significa throwback thursday e pode ser traduzido como lembrar do passado, o diretor-geral do Hospital Metropolitano, Ricardo Bricidio, escolheu o dia certo para reunir os colaboradores, resgatar as lembranças deste quase um ano de trabalho e anunciar o encerramento da gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) na unidade. O final das atividades será na próxima segunda-feira, dia 10.
Assim que o convite para ir ao refeitório da unidade se espalhou, os colaboradores não paravam de chegar. Tinha gente de todas as áreas: assistencial, administrativa, financeira, recursos humanos, tecnologia da informação, portaria, higienização, nutrição, comunicação e muito mais.
“Agradeço, de coração, a todo esforço, empenho e dedicação que vocês tiveram neste período em que ficamos à frente do hospital. Mantenham esse hospital em pé! Esse hospital é do Estado da Bahia, é do povo da Bahia, e a missão de vocês é cuidar de vidas”, ressaltou Ricardo Bricidio, pedindo uma salva de palmas a cada uma destas áreas e reconhecendo pelo trabalho desenvolvido pelos mais de 1.000 colaboradores diretos e indiretos.
Ainda durante o encontro, o diretor-geral transmitiu uma mensagem escrita pela gestora de Pessoas e Operações do INTS, Ana Patrícia Viana, que não pôde estar presente e chama todos e todas carinhosamente de príncipes e princesas. “Quero expressar a minha profunda gratidão a cada um de vocês, que foram motivo de orgulho para mim com seus comprometimentos e dedicação inabaláveis. Que Deus continue usando cada um como instrumento de cura e alento para cada um que cruzam seus caminhos. Lembrem-se das qualidades e habilidades únicas capazes de fazer a diferença na vida da próximo, exatamente como vocês fizeram e continuarão a fazer”, dizia a mensagem, em um dos seus trechos.
“Gente da gente”
E quem mereceu uma salva de palmas, ainda mais forte, foi o próprio diretor-geral. Conhecido pelos colaboradores como “gente da gente” e admirado por todos pelo seu carisma, receptividade e conhecimento, Ricardo Bricidio não segurou as lágrimas quando foi ovacionado pelos colaboradores. “Ele tem essa vontade de fazer dar certo, de não desistir. Aprendemos demais com ele”, reconheceu o gerente administrativo e financeiro, Humberto Carvalho Junior.
“Um diretor super acessível, que conversava com a gente olho no olho e nunca mediu esforços para resolver as demandas que nós levávamos”, concordaram as copeiras dietistas, Deise Rosário e Priscila Conceição.
Quem também tentou conter as lágrimas foi a gerente operacional, Marianna Cerqueira, lembrando do tanto de aprendizado que vai levar do Hospital Metropolitano. “Faz parte do nosso processo de evolução”, resumiu.
O encontro também contou com a presença da coordenadora de Relações Contratuais do INTS, a advogada Cíntia Santos, que está à frente do processo de desmobilização da gestão e também ficou emocionada ao ver o refeitório lotado. “Mesmo acostumada a participar de processos de desmobilizações, o momento vivenciado hoje, foi peculiar. Vi os profissionais, de todas as áreas do Hospital, demonstrando a sua gratidão aos gestores que conduziram o período da gestão do INTS. O momento que, inicialmente, era para ser de agradecimento aos colaboradores, se tornou uma ocasião especial, de reconhecimento recíproco, gratidão e muita emoção”, percebeu a advogada.