A Upinha de Itaquaquecetuba foi implantada no dia 16 de maio, com o objetivo de desafogar as portas das unidades municipais e garantir garantindo o atendimento dos pacientes com síndromes gripais e sintomas de dengue. Em apenas um mês de funcionamento, a unidades já mudou o cenário local, realizando 2.792 atendimentos médicos, 1.591 exames rápidos de dengue e 274 testes de COVID-19.
A “Upinha” possui atendimento de 24horas. A estrutura está localizada na Vila Virgínia, com atendimentos exclusivos voltados para casos de síndromes gripais e dengue.
A diretora geral do contrato das unidades em Itaquaquecetuba, Ana Patrícia Barreto, destaca o suporte importante que esse equipamento tem oferecido às demais unidades administradas pelo INTS.
“Esta foi uma estratégia pensada para diminuir o fluxo no Centro de Saúde ( CS) 24h, Centro de Saúde Infantil ( CSI) e a Unidade de Pronto Atendimento ( UPA), gerenciadas pelo Instituto. Serviu para oferecer um atendimento mais ágil e qualificado. Nosso objetivo é sempre cuidar e levar saúde de qualidade para a população” , comentou.
A “Upinha” possui uma recepção geral e sala de espera climatizadas; banheiros masculino e feminino;15 poltronas na área de medicação; farmácia de dispensação interna de medicamentos; dois leitos para observação e uma sala de cardiologia, além de banheiro, área de serviço e copa.
A unidade também conta com dois consultórios médicos e, embora para sintomas específicos, será mantida classificação de risco a fim de priorizar os casos mais urgentes, bem como idosos e portadores de necessidades especiais.