Primeira unidade de assistência à saúde própria do INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, o Hospital de Brotas chegou para atender com exclusividade os beneficiários do Planserv – Plano de Saúde dos Servidores Públicos do Governo do Estado da Bahia.
No dia 20 de junho de 2024, às 11:40, com o peso da responsabilidade de cuidar da saúde de servidores públicos do Estado e a medida dos 15 anos de experiência do INTS na área de gestão e assistência em saúde, nasceu, para a felicidade do público do Planserv e a tranquilidade do Governo da Bahia, o Hospital de Brotas – filho legítimo e concebido do INTS, sua primeira unidade própria.
É a primeira vez que o Planserv destina um hospital com atendimento exclusivo para os seus beneficiários. É a primeira vez que o INTS dispõe de uma unidade privada e própria para oferecer a sua qualidade de assistência à saúde. Mas, juntos, somam 38 anos de atuação no mercado, 23 anos do Planserv + 15 anos do INTS. Tempo, experiência e vontade suficientes para fazerem dar muito certo, um Hospital que vem sendo planejado, construído e implantado pelo INTS há três anos.
“Desde 2021 estamos investindo alto no Hospital de Brotas. Com a nossa expertise e o carinho de sempre que empenhamos em todos os nossos projetos. Vamos nos dedicar ao máximo e oferecer aos beneficiários do Planserv uma assistência de altíssimo nível, como eles esperam e merecem” – garantiu Ian Cunha, Superintendente-Geral do INTS, na cerimônia de inauguração do Hospital, no último dia 20 de junho.
Participaram da inauguração, ao longo do dia, diretores e colaboradores do INTS e do Hospital de Brotas, beneficiários e gestores do Planserv, representantes dos Sindicatos das áreas de saúde e dos servidores públicos e representantes da SAEB – Secretaria da Administração do Estado da Bahia, órgão ao qual o Planserv está vinculado.
O Diretor-Geral do INTS, Alan Kertzman, frisou a importância de receber os representantes dos sindicatos, num momento tão esperado pelos servidores do Estado. “É uma honra receber todos os sindicatos aqui. Compartilharmos juntos, um momento tão importante e especial para todos. Chegou o dia tão esperado que será um divisor de águas para o INTS, com o seu hospital próprio, na cidade de Salvador, nosso berço, e para o Planserv com uma unidade hospitalar para atendimento exclusivo aos seus quase 500 mil beneficiários” – afirmou Kertman.
A atual rede credenciada ao Planserv será mantida
“Pleito antigo dos servidores estaduais, o Hospital de Brotas se junta à atual rede credenciada de hospitais que já atendem o Planserv, sendo mais uma opção de atendimento em Salvador. A diferença é que no local serão unicamente atendidos beneficiários do Plano” – explicou Socorro Brito, Coordenadora-Geral do Planserv.
Para Sandro Malheiros, diretor administrativo do INTS que esteve à frente da implantação do Hospital, a expectativa é muito positiva. “Estamos entregando um equipamento novo e moderno, com foco na qualidade assistencial. A expectativa é fazer do Hospital de Brotas a preferência de atendimento dos beneficiários do Planserv”, declarou ele.
Com o primeiro hospital para uso exclusivo do Planserv, o ditetor-geral do Hospital de Brotas, Fabiano Guerreiro, brincou, dizendo… “agora o beneficiário do Planserv tem um hospital para chamar de seu”. Sim, é um hospital do INTS para os beneficiários do Planserv. “O HB será mais uma opção para o beneficiário. E aqui, ele vai encontrar a bandeira do INTS da assistência com excelência, acolhimento e humanização” – ressaltou Guerreiro que assume a direção da Unidade, já com vasta experiência na área hospitalar.
A enfermeira Vanessa Neri, da Unidade de Internamento, deu o seu primeiro plantão no Hospital de Brotas de SN – Serviço Noturno, do dia 20 para o dia 21/06/24, e afirmou a sua grande expectativa para dar o melhor de sí, junto com toda a equipe, no novo hospital: “Estamos aqui para somar, para acolher, para cuidar de vidas, dando o nosso melhor”.
Serviços
O Hospital de Brotas fica na Av. D. João VI, 1291, no bairro de Brotas, em Salvado/BA. Nesta primeira fase de abertura, o Hospital disponibiliza 51 leitos (41 de internamento e 10 de terapia intensiva), centro cirúrgico (03 salas) e centro médico. Os internamentos vão ser regulados pelo Planserv, como reforço à rede.
Já estão disponíveis serviços para o público adulto, como exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, raio x e ressonância magnética sem sedação. Estes serviços podem ser agendados pelo call center do Hospital (71-3039-8100).
Em uma segunda etapa, após um mês desta fase inicial de funcionamento do Hospital, será aberta a Emergência Adulto, e haverá a expansão da unidade de internamento com mais 30 leitos dedicados ao público adulto, totalizando 71 unidades.
Em um terceiro momento, com previsão até dezembro deste ano, um total de 150 leitos estará disponível, além de serviços pediátricos com Emergência, Unidade de Internação e 10 leitos de UTI.
Confira mais imagens da inauguração clicando aqui.