Hospital de Brotas recebe beneficiários do Planserv de todo o Estado da Bahia

18 de julho de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Cerca de 500 mil beneficiários do Planserv – Plano de Saúde dos Servidores Públicos do Governo do Estado da Bahia – que residem na capital e no interior, contam, desde o último mês de junho, com um hospital para atendimento exclusivo ao Plano: o Hospital de Brotas (HB) que é a primeira unidade própria do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde).

A maioria dos pacientes que chegam ao Hospital de Brotas é de Salvador. Vindo de outras unidades credenciadas à rede do Planserv, sejam clínicas ou hospitais que estão com alta ocupação, e encaminham os pacientes para o HB. A Emergência Adulto do Hospital está com o funcionamento previsto para a última semana deste mês de julho.

Alguns pacientes originários do interior do estado também chegam ao Hospital de Brotas, em geral, de ambulância, transferidos para a continuidade de algum tratamento hospitalar. Estas transferências são providenciadas pelo próprio Planserv, e realizadas por empresas terceirizadas para a prestação de serviços de transporte médico.

Este foi o caso do lavrador Isaías José Teixeira Sobrinho, 68 anos, natural do município de Seabra, na Chapada Diamantina. Na véspera do São João, ele estava em cima de uma escada móvel de alumínio, lavando as paredes da varanda da sua casa, lá em Seabra, e caiu desacordado. “Eu não lembro de nada que aconteceu, nem como eu caí, nem como eu me levantei” – contou ele, do leito 30 da Enfermaria do Hospital de Brotas, depois de ter passado 24 horas em observação na UTI do mesmo hospital.

Antes de chegar ao HB, Isaías Teixeira ficou internado por dois dias no Hospital Regional da Chapada, em Seabra / BA. Com diagnóstico de traumatismo craniano, a família optou pela transferência para Salvador. Sendo ele um beneficiário pensionista do Planserv, foi levado para o Hospital de Brotas. A sua esposa, falecida há cinco anos, foi professora concursada do Governo do Estado da Bahia. Como viúvo, ele permaneceu com o direito do benefício do Plano.

Assistência do Planserv, do interior à capital

Durante todo este processo de Seu Isaías, desde a queda, passando pelas duas internações, até a transferência de ambulância, ele foi acompanhado pela filha, Fabiana Teixeira, Técnica de Enfermagem. “Nós fomos muito bem assistidos pelo Planserv. Eles providenciaram todo o trâmite para a transferência de painho em ambulância avançada, de Seabra para Salvador, e no atendimento aqui no Hospital de Brotas. Novinho em folha com uma equipe bem preparada e acolhedora. Só temos a agradecer. Serviço de excelência. O Planserv está de parabéns e a gente agradece por isso.” – assim a filha Fabiana descreveu o atendimento de seu pai.

E ele completou: “Aqui eu já fiz todos os exames que precisei fazer, de uma vez só, em um só lugar. Isso facilita muito a nossa vida. Estou muito satisfeito com o serviço deste hospital novo”.

Fabiana Teixeira ainda comentou que a mãe dela, titular original do Planserv, e que sempre gostou muito do Plano, contou com a cobertura integral para o tratamento, na sua etapa final de vida, quando enfrentou sérios problemas de saúde. A família se diz muito grata ao Planserv.

O diretor-geral do Hospital de Brotas, Fabiano Guerreiro, desde a inauguração da unidade afirma: “Nós vamos trabalhar para oferecer um serviço de excelência com a bandeira da humanização que conquiste e cative os beneficiários do Planserv. Este é um hospital exclusivo para eles. E é para cá que nós queremos que eles queiram vir, quando necessário for.”

Seu Isaías teve alta no dia seis de julho. Voltaram para Seabra, ele e a filha, Fabiana – sua acompanhante, satisfeitos com o atendimento recebido por ele durante o período de internação. E com o desejo de no São João de 2025, aproveitarem os festejos juninos em Seabra, fora do hospital!

Janeiro Branco no HMG: A CIPA e o Semáforo dos Sentimentos

Janeiro Branco no HMG: A CIPA e o Semáforo dos Sentimentos

Ao longo do percurso, a ação gerou reflexões importantes sobre a importância do autocuidado e do apoio emocional no ambiente de trabalho. Como parte das ações da campanha Janeiro Branco, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Municipal...

ler mais