O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) conduziu com sucesso o Programa de Desenvolvimento de Equipes (PDE) para seus contratos, visando aprimorar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. O treinamento ocorreu de forma online, entre os dias 12 e 27 de junho, sob a coordenação de Zeni Silva, Coordenadora de Melhoria Contínua do RH.
O tema deste módulo foi “Autogestão” e os colaboradores aprenderam que, na esfera pessoal, esta é uma habilidade de tomar decisões conscientes e responsáveis em relação ao próprio bem-estar, saúde, finanças, relacionamentos e desenvolvimento pessoal.
Já na esfera profissional, esta habilidade envolve a capacidade de assumir responsabilidades por suas tarefas, prazos e resultados no trabalho, mesmo sem supervisões constantes. Envolve habilidades como gerenciamento de tempo, priorização de tarefas, comunicação eficaz, colaboração com colegas e autorreflexão para melhorar o desempenho.
O PDE tem como missão desenvolver continuamente as habilidades dos colaboradores, assegurando melhores resultados para o INTS e mantendo a equipe motivada e comprometida com os valores institucionais.
Luciana Kátia Inácio Pires, enfermeira do SAMU, destacou a relevância do autoconhecimento abordado na palestra: “Foi excelente. A falta de autoconhecimento afeta a autoestima, incentiva a autocrítica e comparação com o outro, mas a palestrante soube expressar de forma clara e assertiva colaborando de forma significativa aos colaboradores ali presentes. Sem dúvida atitudes e comportamentos são a chave para uma carreira promissora e de sucesso.”
André Silva, condutor de veículos de urgência do SAMU Mogi das Cruzes, expressou sua gratidão pela palestra sobre autogestão: “Foi enriquecedora e inspiradora. As estratégias de autogestão compartilhadas são inestimáveis. Aprendi a importância de definir metas claras, criar um plano de ação e gerenciar meu tempo de forma eficiente. As dicas práticas para lidar com o estresse e manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, foi um privilégio poder participar e absorver esses conhecimentos e experiências.”
Jefferson Bezerra Nascimento, técnico em segurança do trabalho do Hospital Municipal de Guarapiranga, ressaltou a transformação proporcionada pelo PDE: “Investir no crescimento individual de cada membro enquanto promovemos a coesão grupal não só fortalece nossa capacidade de alcançar metas, mas também enriquece nossa dinâmica interna. Cada passo é fundamental para identificar talentos ocultos, melhorar habilidades técnicas e fortalecer nossos laços como uma unidade coesa.”
Zeni Silva enfatiza a importância da participação no PDE: “O programa desenvolve competências essenciais para o dia a dia. É um momento de troca de experiências, fortalecimento do time e crescimento dos colaboradores, resultando em uma equipe de alta performance.”
O INTS espera que o PDE Contratos continue promovendo desenvolvimento, reflexões e aprendizados para colaboradores em todo o Brasil. Os temas e dinâmicas são estrategicamente pensados para apoiar cada colaborador em seu processo de transformação, mostrando que são capazes de alcançar seus objetivos.