A Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Ikeda é mais um equipamento de Suzano que está engajado na luta de combate às hepatites virais. Em apoio à campanha do “Julho Amarelo”, foi realizada na última quinta-feira (18), uma ação de conscientização e disponibilizadas vacinas contra a doença. As equipes destacaram a importância da prevenção, meios de contaminação, diagnóstico precoce e formas de tratamento dos diversos tipos de hepatites virais.
Erika Rosa, enfermeira-gerente da USF Jardim Ikeda, comentou sobre a atividade: “Hoje, realizamos uma ação focada nas hepatites virais, oferecendo orientações sobre a doença. Avaliamos a carteirinha de vacinação de quem trouxe, administramos a vacina para aqueles que nunca a tinham recebido e realizamos o teste rápido de hepatite. A unidade também está disponível para quem não conseguiu fazer o teste hoje, permitindo que retornem na semana seguinte”.
Sobre a doença
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública, tanto no Brasil quanto no mundo. Elas afetam diretamente o fígado, podendo causar desde alterações leves até as mais graves que, muitas vezes, provocam infecções silenciosas, sem apresentação de sintomas. Quando manifestam, podem incluir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, entre outros sintomas.
No Brasil, os tipos mais comuns de hepatite são causados pelos vírus A, B e C. Além desses, existem os vírus das hepatites D e E, sendo o primeiro mais comum na região Norte do país. Por não apresentarem sintomas na maioria dos casos, muitas pessoas desconhecem a infecção, permitindo que a doença evolua por décadas sem diagnóstico. Esse avanço pode comprometer o fígado, levando a fibrose avançada, cirrose, câncer e, em casos extremos, a necessidade de um transplante de órgão. crônicas.
O “Julho Amarelo” utiliza a cor amarela como símbolo de alerta e cuidado com o fígado, destacando a importância da prevenção e do tratamento das hepatites virais.