SAMU Suzano realiza treinamento para médicos em situações de emergência

26 de julho de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Suzano, São Paulo, realizou recentemente um treinamento intensivo para os médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Estratégias de Saúde da Família (ESF). O objetivo do treinamento foi capacitar esses profissionais para lidar com situações de emergência de maneira eficiente, aprimorando a integração entre o atendimento pré-hospitalar e a atenção básica.

O treinamento incluiu simulações realísticas de emergências médicas, como parada cardiorrespiratória, acidentes e casos de trauma grave. Os médicos foram orientados sobre as melhores práticas para avaliação inicial, estabilização do paciente e comunicação eficaz com as equipes do SAMU, garantindo que cada etapa do atendimento seja realizada com precisão e rapidez.

Além das técnicas de salvamento, o curso abordou a importância da colaboração entre as equipes do SAMU e os profissionais das UBS e ESF, destacando a necessidade de um fluxo contínuo de informações e uma abordagem integrada no cuidado ao paciente grave avaliação inicial. Foram discutidos casos reais e compartilhadas experiências de sucesso, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

Dr. Hélder, médico do SAMU Suzano, relata a satisfação da equipe por estar promovendo o curso de capacitação: “O cronograma aborda as principais emergências do cotidiano, utilizando-se de dispositivos e manequins. A programação consiste, então, em quatro datas, onde o curso é transcorrido durante todo o dia, sendo turmas de 12 a 15 alunos.”

Ele ainda destacou a satisfação em receber este convite. “Atendendo à solicitação da Coordenadora Médica da Estratégia, Doutora Kelly Ferreira, sentimo-nos honrados pelo convite na pessoa da nossa Coordenadora Geral do SAMU, a Giza, juntamente com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, enfermeiro Jean Goes, onde nós abordamos temas que necessitem raciocínio lógico e imediato para estabilização dos pacientes até a chegada do transporte para tratamento subsequente e definitivo em destino hospitalar. É muito bom compartilhar conhecimentos, sem contar que quem ensina sempre aprende. Obrigado!”

Ao final do treinamento, os participantes relataram um aumento significativo na confiança e na capacidade de resposta em situações críticas. Esse aprimoramento contínuo das habilidades médicas reforça o compromisso das unidades de saúde em oferecer um atendimento de qualidade à população, melhorando os desfechos clínicos e a eficiência do sistema de saúde como um todo.

A iniciativa do SAMU em proporcionar esse treinamento demonstra um esforço contínuo para fortalecer a rede de atenção à saúde, assegurando que todos os profissionais estejam preparados para oferecer o melhor cuidado possível em momentos de emergência.