A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizou a eleição para a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), nos dias 22 e 23 de julho. Nesta segunda-feira, dia 29, foi realizada a contagem dos votos e o anúncio dos vencedores.
Ao todo, 408 colaboradores estavam aptos a votar, sendo necessário um quórum mínimo de 50% mais um voto para validar o processo. Com a participação de 304 votantes, representando 74,5% do total, a eleição foi um sucesso. Jackson Jesus Silva Júnior, analista do Departamento Pessoal e atual presidente da CIPA, destacou a importância dessa eleição.
“Essa é a nossa segunda CIPA. A participação de todos os funcionários é crucial para prevenir acidentes de trabalho no ambiente da maternidade. A comissão é muito concorrida, com muitos candidatos qualificados e dispostos a contribuir para a segurança e bem-estar dos colegas”, afirmou Jackson.
Ele também enfatizou as principais funções da CIPA, como a responsabilidade pelo mapa de risco de toda a unidade e a organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). A SIPAT, um evento obrigatório da CIPA conforme previsto na NR-5 e na Portaria nº 3.214, tem um papel fundamental na redução de acidentes de trabalho. “A SIPAT traz vários órgãos, como o corpo de bombeiros e o SAMU, que agregam muito conhecimento a todos os funcionários”, explicou Jackson.
A nova comissão é composta por cinco membros titulares e quatro suplentes, eleitos com a votação mínima necessária de 50% mais um dos colaboradores. Iêda Maria Santana, técnica de enfermagem no alojamento conjunto, expressou sua alegria em ser eleita.
“Fiquei muito feliz. Meus colegas confiam em mim e, junto com os demais eleitos, faremos um bom trabalho. Buscaremos melhorias dentro do possível para nossos funcionários”, declarou Iêda.
Rita Leal, diretora geral da MMLN, também comentou sobre a importância da eleição. “Hoje iniciamos a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA, que tem como principal objetivo garantir um ambiente laboral seguro e saudável. Atuando nos eixos de prevenção de acidentes de doença, promoção à saúde do trabalhador e compatibilidade do trabalho com a vida, que é um tema que consideramos muito importante. Estou vendo de forma muito positiva todos os candidatos que se inscreveram, extremamente conscientes da sua responsabilidade, é uma equipe totalmente engajada que quer contribuir para garantir esse ambiente saudável necessário para a nossa atuação enquanto profissionais de saúde”.
A eleição da CIPA reforça o compromisso da MMLN com a segurança no trabalho e a prevenção de acidentes, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos os seus colaboradores.
Composição da Nova CIPA (2024/2025)
Titulares:
– Nayra Jéssica Alves Silveira – Supervisora de Enfermagem
– João Luiz Alves dos Santos – Farmacêutico da Central de Abastecimento de Farmácia (CAF)
– Iêda Maria Santana – Técnica de Enfermagem do Alojamento Conjunto
– Luiza Amélia de Moraes Leite – Encarregada de Hotelaria
– Edineide Andrade Santos – Telefonista na Recepção
Suplentes:
– Ana Raquel Gonçalves de Carvalho – Técnica de Enfermagem do Trabalho no SESMT
– Brenda Alves da Silva Santos – Auxiliar Administrativa do Centro Obstétrico
– Karlyane de Paula e Silva Góis – Coordenadora de Operações
– Mônica Silva Santos – Auxiliar de Farmácia na CAF