Desmobilização marca o fim de um importante serviço de saúde no município.
Após a finalização do estado de emergência, decretado em 22 de março de 2024, a Upinha de Itaquaquecetuba, administrada pelo INTS, encerrou suas atividades no dia 24 de julho. A unidade, que iniciou suas operações em 16 de maio, atendeu mais de 8.500 munícipios em seus 70 dias de funcionamento.
A desmobilização da Upinha ocorreu em 25 de julho, com um café da manhã especial para os colaboradores que contribuíram para o sucesso da unidade. Durante os 70 dias de operação, a unidade realizou 2.792 atendimentos em maio, 3.982 em junho e 1.487 em julho, totalizando 8.261 atendimentos.
A Upinha foi implantada com o objetivo de desafogar as unidades municipais e garantir atendimento para pacientes com síndromes gripais e sintomas de dengue. Em apenas um mês de funcionamento, a unidade mudou o cenário local, realizando 2.792 atendimentos médicos, 1.591 exames rápidos de dengue e 274 testes de COVID-19.
Localizada na Vila Virgínia, ela ofereceu atendimento 24 horas, exclusivamente voltado para casos de síndromes gripais e dengue, possuía uma recepção geral e sala de espera climatizadas, banheiros masculino e feminino, 15 poltronas na área de medicação, farmácia de dispensação interna de medicamentos, dois leitos para observação e uma sala de cardiologia, além de banheiro, área de serviço e copa. A unidade também contava com dois consultórios médicos, proporcionando um ambiente completo para atender a população.