MMLN Comemora Dia dos Pais com Palestra sobre a Criação de Filhos Emocionalmente Saudáveis

7 de agosto de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

A Maternidade Municipal de Aracaju Lourdes Nogueira (MMLN), gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), celebrou o Dia dos Pais com um evento especial destinado aos colaboradores da unidade. A atividade central foi uma palestra intitulada “Como Criar Filhos Emocionalmente Saudáveis”, apresentada pelo psicoterapeuta e hipnoterapeuta, Diego Santiago.

Durante a palestra, Santiago destacou a influência dos pais na formação emocional das crianças desde a primeira infância. Ele ressaltou que os filhos tendem a replicar o comportamento dos pais, o que reforça a importância de um ambiente familiar saudável e positivo. Segundo o palestrante, os primeiros medos das crianças, como o medo de cair, são naturais, mas outros medos são programados a partir das interações com os pais, fazendo com que os temores sejam transmitidos aos filhos.

Santiago enfatizou que tudo na vida possui uma simbologia que remete a lembranças de experiências passadas, formando a programação mental das crianças inicialmente influenciada pelos pais. Comportamentos violentos ou uso de palavrões são, muitas vezes, réplicas do que as crianças vivenciam em seu cotidiano.

Ele explicou que os instintos humanos, especialmente a capacidade de aprendizado, são moldados pela programação inicial dada pelos pais, e que problemas de aprendizado nas crianças podem estar ligados a essa formação psíquica. Assim, o comportamento paterno é crucial para que a criança se sinta segura, capaz e com boa autoestima ao longo da vida.

O palestrante também abordou o papel da figura paterna em guiar os instintos dos filhos, ajudando-os a evitar o foco na dor e incentivando o prazer, a segurança e o bem-estar. “Esse direcionamento é extremamente importante pois pude perceber, durante os anos em que atuo como psicoterapeuta, que pais ignorantes, por exemplo, tendem a criar crianças medrosas, e pais ausentes podem provocar sentimentos de rejeição nos filhos”, exemplifica.

Linguagens

De acordo com o palestrante, há cinco demonstrações de afeto que os adultos reconhecem: declarações verbais, toque físico, tempo de qualidade, atos de serviço e presentes. No entanto, apenas as três primeiras fazem com que as crianças se sintam realmente amadas. “Então o mais importante é dizer que ama, abraçar, beijar e dedicar o tempo de maneira física e mental. Tendemos a achar que dar presentes, levar na escola, alimentar e dar roupas de qualidade é o suficiente, mas isso pouco impacta no sentimento das crianças para com os pais”, enfatiza.

Outro ponto relevante da palestra foi o aconselhamento aos pais na adaptação de seus comportamentos para que as crianças se sintam amadas e pertencentes à família, pois a sensação de pertencimento é crucial para o desenvolvimento psicológico saudável, já que os pais representam o primeiro núcleo social durante a primeira infância.

“O ser humano é um animal que vive em bando e que, portanto, tem essa necessidade social muito latente durante toda sua vida. O primeiro bando da criança é justamente formado pelos pais, o que reforça todos aqueles padrões de repetição que abordamos na parte inicial da palestra”, reforça.

Santiago ainda sugeriu técnicas lúdicas para incentivar as crianças, como brincar para estimular o interesse pelas tarefas escolares e hábitos alimentares saudáveis. Além disso, ele alertou sobre os efeitos negativos de dizer “não” sem justificativas plausíveis, pois isso pode, em diversos momentos da vida, limitar a capacidade intelectual das crianças, desestimulando a reflexão e a capacidade de questionamento.

Ao final da palestra, Santiago promoveu uma dinâmica de hipnose com os colaboradores presentes, incentivando-os a fazer contato com a criança interior. “A ideia foi demonstrar que interações baseadas no amor e na segurança promovem sentimentos de bem-estar, confiança e autoestima elevada”, declarou.

Na próxima quinta-feira, dia 8, o INTS ainda promoverá aos colaboradores uma roda de conversa com o tema “Pai, no esporte da vida você é medalha de ouro!”. A ação ocorrerá no auditório da MMLN, às 15h, e terá como palestrante o psicólogo Thenysson de Souza Filho.