USF Jardim Europa Promove Palestra sobre Amamentação em prol do Agosto Dourado

8 de agosto de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Profissionais de saúde destacam benefícios e orientações essenciais para mães e bebês 

A Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Europa, administrada pelo INTS, realizou recentemente uma palestra informativa e sessão de orientação sobre amamentação, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do aleitamento materno. O evento contou com a participação de uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, enfermeiros, dentistas e nutricionistas da unidade. 

Durante a palestra, o médico presente destacou os benefícios do aleitamento materno para a saúde geral do bebê. Ele abordou como o leite materno é crucial para a prevenção de doenças e para o desenvolvimento saudável da criança, destacando seu papel como a melhor fonte de nutrientes e anticorpos, que fortalecem o sistema imunológico do recém-nascido. A equipe de enfermagem presente concentrou-se na técnica correta de amamentação e no suporte emocional necessário para as mães. Foi explicado aos pacientes a importância de um posicionamento adequado e de um ambiente tranquilo para facilitar o processo de amamentação, além de ressaltar a relevância da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses e fornecer estratégias para superar desafios comuns. 

Outros profissionais também passaram pela ação, trazendo temáticas como o estímulo ao desenvolvimento saudável da cavidade bucal e dos dentes por parte da amamentação correta, o que ajuda a prevenir problemas como má oclusão e dificuldades na fala; a importância do aleitamento materno na nutrição do bebê e na formação de hábitos alimentares saudáveis, enfatizando como a alimentação da mãe pode afetar a qualidade do leite e, por fim,  o impacto da amamentação no desenvolvimento motor do bebê, visto que a amamentação pode ajudar na coordenação motora e no desenvolvimento das habilidades de sucção. 

A palestra foi um passo significativo para promover a conscientização sobre a amamentação às pacientes da unidade, e oferecer um suporte integral às mães, reforçando a importância do aleitamento materno para a saúde e o bem-estar de mães e bebês.