Ação inclui apresentações teatrais nas salas de espera para conscientizar sobre violência doméstica
Durante o mês de julho, o Núcleo de Prevenção à Violência (NPV) da UBS Vila Aparecida está promovendo uma importante ação de conscientização sobre a violência contra a mulher. Tal iniciativa ocorre nas salas de espera da unidade e utiliza uma apresentação teatral simples para abordar as diversas formas de violência doméstica que as mulheres podem enfrentar.
A ação foi cuidadosamente planejada para destacar tipos de violência que muitas vezes são mais veladas, como a violência sexual e psicológica. As apresentações acontecem todas às quartas-feiras, das 09h00 às 15h00, dias e horários em que a UBS costuma receber um maior fluxo de pacientes. “O objetivo do núcleo é atingir o maior número de munícipes possível, para que a informação se dissipe no território,” explica Aline Abreu, assistente da unidade.
CALENDÁRIO DE AÇÕES
Vale ressaltar que o Núcleo de Prevenção à Violência da UBS Vila Aparecida tem um calendário bimestral de ações, cada uma focada em um tipo específico de violência. Em março, o tema abordado foi a violência contra o idoso e, em maio, a violência sexual contra crianças e adolescentes. Em julho, o foco é a violência contra a mulher. Os temas são discutidos e decididos nas reuniões do núcleo, com base nas necessidades percebidas na comunidade.
“A escolha de abordar a violência contra a mulher em julho foi feita para aumentar a conscientização e fornecer informações essenciais à população que passa pela unidade,” acrescenta Aline, antes de completar: “Queremos garantir que todos, especialmente as mulheres, estejam cientes dos tipos de violência que podem enfrentar e saibam onde buscar ajuda.”