Hospital Dia Santo Amaro bate a marca de 2 milhões de atendimentos

13 de agosto de 2024

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A contagem, iniciada em 5 de novembro de 2020, atingiu este importante marco na última quinta-feira (8); celebração oficial foi neste segunda (11)

O Hospital Dia Santo Amaro (HDSA), unidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, celebrou a conquista de dois milhões de atendimentos sob a gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). A contagem foi iniciada em 5 de novembro de 2020, quando a OS assumiu a administração da unidade. Para comemorar essa conquista, a unidade organizou um evento especial, nesta segunda-feira (12), incluindo a apresentação do total de atendimentos em um painel digital e um coffee-break para os colaboradores, além de uma menção honrosa e a decoração do ambiente com o número comemorativo, reconhecendo o papel fundamental de cada membro da equipe na realização desta importante marca.

Humberto Carvalho Júnior, diretor administrativo do HDSA, ressalta que, como o hospital abrange não apenas os habitantes da região Sul, mas também todo o Município de São Paulo, esses 2 milhões de atendimentos tiveram um papel crucial na redução das filas de consultas, exames e procedimentos que se acumularam durante a pandemia. Segundo Carvalho Júnior, com a realização de mais de 50 mil consultas, exames e procedimentos mensais, a unidade tem se consolidado como uma das mais importantes da rede municipal de saúde.

“Este marco de 2 milhões de atendimentos é um reflexo da nossa capacidade de atender uma demanda significativa e de minimizar o impacto das filas acumuladas”, afirma Carvalho. “O sentimento de orgulho e satisfação entre nossos colaboradores é palpável, pois sabemos que nosso trabalho está impactando positivamente a saúde e o bem-estar da população.”

Alexandre Rodrigues da Silva, gerente executivo do HDSA, destaca que a implantação durante a pandemia por covid-19 trouxe desafios únicos e complexos. “A unidade iniciou suas atividades pela parte ambulatorial e SADT, durante um período em que as atenções estavam voltadas para os casos de urgência/emergência, gerando como reflexo o represamento de muitos atendimentos eletivos”, explica.

Silva observa que, ao longo dos últimos anos, a unidade fez significativos avanços na ampliação dos procedimentos oferecidos, incluindo a ativação do centro cirúrgico no período noturno para a realização de cirurgias urológicas, a inclusão de cirurgias vasculares, como as para tratamento de varizes, e o procedimento de Sling para incontinência urinária. “Além disso, implementamos o exame de estudo urodinâmico para avaliar se os pacientes são candidatos adequados para cirurgias específicas”, conclui.

Em 2023, o Hospital Dia Santo Amaro introduziu um procedimento de grande relevância: a Gastrostomia Endoscópica Percutânea (PEG), que envolve a inserção de uma sonda flexível diretamente no estômago através da parede abdominal, permitindo a administração de nutrição, fluidos e medicamentos sem passar pela boca e esôfago.

Angelica Mendes, gerente assistencial do HDSA, ressalta que essas inovações tiveram um impacto significativo para os pacientes que estavam na fila de espera para procedimentos. “Os pacientes que aguardavam por cirurgias, como a retirada de cálculos renais, estavam expostos a riscos elevados. A demora no procedimento pode levar a complicações graves, incluindo incapacidade, perda do rim e aumento do risco de morbidade ou até mortalidade”, explica.