Na manhã do último dia 20 de agosto, na sala Convention Center da Sede do INTS em Salvador, no 16º andar do Ed TK Tower, no bairro da Pituba, 20 colaboradores líderes de diferentes áreas do Hospital de Brotas reuniram-se com o diretor-geral do INTS, Alan Kertzman. Juntos, realizaram a primeira “1Hora com DG” da unidade.
A ação “1 Hora com DG” – 1HDG já é realizada há cerca de quatro anos e é o momento em que o diretor-geral do INTS, Alan Kertzman, se disponibiliza à escuta conjunta de líderes de determina unidade. É o momento para trocas diretas, valendo de críticas construtivas a elogios, de queixas a gratidões, de questionamentos a esclarecimentos, de desabafos a partilhas. O objetivo maior é que as áreas se escutem e se ajudem entre si, intermediadas por um gestor do INTS. O objetivo melhor é ter o diretor-geral, mais conhecido como DG, numa forma carinhosa e carismática como Kertzman é chamado pela maioria dos colaboradores, participando desta troca e tendo conhecimento do que é relatado na oportunidade do encontro.
Em geral, DG vai às Unidades de cada Contrato. Desta vez, a Sede de Salvador recebeu os líderes do Hospital de Brotas (HB), muitos deles novatos na Família INTS. E o encontro que ocorreu no dia em que o HB completou dois meses de inaugurado, previsto para durar uma hora, como diz o seu próprio nome, rendeu tanto que durou 2h20min. Unidade nova, recém-inaugurada em 20.06.24, alguns colaboradores novos no INTS, todo mundo cheio de assunto para conversar. Uma hora e 10 minutos de encontro para cada mês de funcionamento do Hospital.
O Diretor Administrativo do INTS, Sandro Malheiros, também participou desta 1HDG, como convidado mais que especial, pois esteve à frente do processo de criação e implantação do Hospital de Brotas. Fabiano Guerreiro, diretor-geral do HB, também participou do encontro, entre as lideranças da unidade.
O jeito DG de ser
Alan Kertzman ressaltou a importância e responsabilidade do Hospital de Brotas, como a primeira unidade própria do INTS, e como contratado pelo Planserv – plano de saúde dos servidores públicos do Governo do Estado da Bahia, para atendimento exclusivo aos seus beneficiários que totalizam cerca de 490 mil. O Hospital de Brotas começou a funcionar, já fazendo parte da Rede Credenciada de hospitais baianos que atendem ao Planserv. “A gente está com uma responsabilidade muito grande com o Hospital de Brotas. E a gente não pode errar. Juntos vamos dar o nosso melhor com a nossa expertise e oferecer o nosso melhor em assistência” – enfatizou Kertzman, ou melhor, DG.
E enquanto ele escutava e conversava, circulou pela sala entre os participantes, servindo sequilhos e biscoitinhos que estavam disponíveis numa bancada. “Já entramos pelo horário de almoço e todos devem estar com fome” – comentou ele, bem no seu jeito DG de ser! Resolutivo, prático, direto, simples, acolhedor e simpático.
“Fazer parte deste progresso do INTS com o HB está sendo gratificante e, ao mesmo tempo, desafiador. Estamos trabalhando muito. E ter a oportunidade de ser ouvida pelo DG, neste projeto, inicialmente, gera em nós sentimentos de confiança e cumplicidade. Porém, o que faz toda a diferença é sentir-se acolhida, motivada e segura para este diálogo” – assim a nutricionista Lida Mineli, que está no INTS há cerca de seis anos e é Responsável Técnica (RT) na área de nutrição, definiu como é o momento 1HDG para ela. E completou: “Cuidar das relações interpessoais e dos sentimentos dos Colaboradores, neste momento inicial do Hospital, acredito que seja para o Instituto mais um grande desafio tão importante quanto implantar os processos. Pois os processos dependem de seres humanos, movidos por emoções e com suas histórias de vidas pessoais e profissionais” – completou Lida que está responsável pelo Serviço de Nutrição do HB.
O Colaborador Adriano Porto, Coordenador de Atendimento do Hospital de Brotas, participou do 1HDG, no seu 4º dia de INTS. Recém-chegado, ele fez questão de compartilhar o quão bem recebido e acolhido foi pela equipe do HB. “Já trabalhei em algumas instituições. Tenho um bom caminho percorrido na minha vida profissional. Mas confesso que nunca me senti tão confortável nos primeiros dias de algum local de trabalho. Senti uma energia positiva diferente, em todos os setores pelos quais passei. Estou tendo um acolhimento espetacular, e só tenho a agradecer” – contou Porto. E boa parte dos colegas presentes ao encontro contaram para ele o que é isso: é o DNA INTS, o sangue verde que circula no coração que bate pela Organização. Seja muito bem-vindo, Adriano!
Seja bem-vinda ao HB, 1HDG! Até a próxima!