Palestra sobre hábitos alimentares é realizada na sede do INTS

23 de agosto de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Você conhece o que consome? Como você pode fazer melhores escolhas alimentares? Esta foi a reflexão que a Analista de Saúde Márcia Uzêda, do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, provocou entre os colaboradores da sede. Realizada no Convention, a palestra teve o objetivo de conscientizá-los sobre a importância de entender o que é consumido e como realizar escolhas mais saudáveis através da leitura da rotulagem nutricional dos alimentos. 

No momento, Márcia explicou que a atividade física, alimentação e o sono são pilares essenciais da vida saudável. Por isso, é importante consumir alimentos mais saudáveis para ter um melhor funcionamento da mente, prevenir doenças, ter mais foco e disposição para praticar exercícios físicos, ter qualidade do sono e uma maior longevidade. 

Márcia é nutricionista e afirma que “esse tema é de muita relevância porque faz com que os consumidores tenham conhecimento sobre como fazer escolhas mais saudáveis, como implementar na sua rotina, como interpretar um rótulo nutricional, como identificar os teores de nutrientes de determinados produtos, considerando o seu contexto de saúde, considerando uma alimentação mais saudável e equilibrada.” 

A Analista também reforçou a importância da conscientização desse tema para uma vida com longevidade, saúde e bem-estar: “Eu acredito que o conhecimento é a base de tudo. É a base para que os indivíduos sintam a autonomia nessa escolha alimentar e consigam adquirir uma vida mais saudável.” 

Antônio Ricardo, Técnico em Segurança do Trabalho, participou do momento e destacou que “a palestra trouxe uma perspectiva bastante lúdica sobre o que é bom ou que é ruim na nossa alimentação. É importante entender que estamos consumindo, através da leitura do rótulo de um produto, podemos decidir o que é melhor para nossa saúde.” 

Ao final, os colaboradores foram divididos em dois grupos para realizarem uma dinâmica especial. Entre uma amostra de diferentes alimentos (sorvete, refrigerante, hambúrguer, salsicha, entre outros) eles teriam que acertar a quantidade de sal, açúcar ou gordura existentes em cada um. A dinâmica resultou na surpresa dos colaboradores, devido às quantidades absurdas desses nutrientes nos alimentos. 

Com isso, o INTS reforçou seu compromisso com o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores, promovendo uma cultura de cuidado e conscientização para uma vida cada vez mais saudável.