Ação da equipe do NUVIS foca em áreas estratégicas, reforçando a importância da prevenção na comunidade.
A UBS Cidade Julia promoveu uma ação significativa de busca ativa para detectar tuberculose em pessoas com sintomas respiratórios na comunidade. Durante a semana dedicada a essa iniciativa, a equipe do Núcleo de Vigilância em Saúde (NUVIS) concentrou seus esforços em locais estratégicos, particularmente em áreas frequentadas por populações vulneráveis, como usuários de drogas e álcool.
Conforme a gerente da UBS, Lisia Leal, o principal desafio enfrentado foi a aceitação da equipe em áreas de difícil acesso para profissionais de saúde. “Apesar das dificuldades, a ação teve boa adesão, permitindo uma escuta qualificada e a coleta de 12 amostras de escarro no local”, destaca a gestora.
Agora, a equipe do NUVIS monitorará as amostras coletadas e convocará os pacientes o mais rápido possível. Lisia enfatiza que a busca ativa é crucial para alcançar aqueles que frequentemente não têm acesso regular aos serviços de saúde. “Estamos satisfeitos com o resultado da ação e continuaremos empenhados em estratégias de prevenção e cuidado”,
conclui.