Na última terça-feira, dia 28, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizou a cerimônia de posse da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) 2024/2025. O evento marca o início de uma nova etapa no compromisso da maternidade com a segurança e o bem-estar de seus colaboradores.
Luiza Amélia de Moraes Leite, encarregada de hotelaria e eleita vice-presidente da CIPA por unanimidade, destacou a importância de se concentrar na saúde mental dos trabalhadores durante sua gestão.
“A ideia é justamente trazer muito mais referência à saúde mental. Se a gente estiver bem mentalmente, a gente consegue produzir mentalmente”, afirmou Luiza, ressaltando a importância de um ambiente de trabalho mais leve e saudável para melhorar a segurança e a qualidade de vida dos colaboradores.
Treinamentos dos novos cipeiros
Antes da posse, os novos membros da CIPA passaram por um treinamento intensivo conduzido pelo engenheiro de segurança do trabalho, João Lins de Carvalho Neto. O treinamento, que segue as diretrizes da Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho, cobriu uma ampla gama de tópicos essenciais para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Entre os temas abordados estavam segurança e saúde do trabalhador, organização da CIPA, higiene do trabalho e a comunicação de riscos.
De acordo com João Lins, o ponto crucial do treinamento foi destacar o papel ativo do cipeiro na identificação e comunicação dos riscos do trabalho. “O ponto crucial do treinamento foi o papel do cipeiro na organização de identificar os riscos do trabalho, comunicar os riscos do trabalho, verificações, inspeções e avaliações nos locais de trabalho, com participação ativa na organização”, explicou.
Composição da CIPA
A eleição para a nova CIPA ocorreu nos dias 22 e 23 de julho, com a participação de 304 dos 408 colaboradores aptos a votar, atingindo um quórum de 74,5%. Jackson Jesus Silva Júnior, analista do Departamento Pessoal e presidente da CIPA, destacou a importância da diversidade de setores representados na nova composição.
“Estou bastante empolgado com esse novo pessoal que entrou, pessoas que são de diversos setores, o que vai conseguir contribuir muito. A gente tem praticamente uma pessoa de cada setor aqui da maternidade”, comentou Jackson, reforçando a importância de uma visão ampla e diversificada para a segurança no trabalho.
A nova CIPA é composta por cinco membros titulares e quatro suplentes, refletindo o compromisso da maternidade com um ambiente seguro e saudável. Confira a lista dos novos membros eleitos:
Titulares:
– Nayra Jéssica Alves Silveira – Supervisora de Enfermagem
– João Luiz Alves dos Santos – Farmacêutico da Central de Abastecimento de Farmácia (CAF)
– Iêda Maria Santana – Técnica de Enfermagem do Alojamento Conjunto
– Luiza Amélia de Moraes Leite – Encarregada de Hotelaria
– Edineide Andrade Santos – Telefonista na Recepção
Suplentes:
– Ana Raquel Gonçalves de Carvalho – Técnica de Enfermagem do Trabalho no SESMT
– Brenda Alves da Silva Santos – Auxiliar Administrativa do Centro Obstétrico
– Karlyane de Paula e Silva Góis – Coordenadora de Operações
– Mônica Silva Santos – Auxiliar de Farmácia na CAF
A eleição e a posse da nova CIPA reforçam o compromisso contínuo da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira com a segurança no trabalho e a promoção de um ambiente saudável para todos os seus colaboradores.