Atividade promoveu bem-estar e ofereceu novas perspectivas para pacientes dos grupos de saúde mental e dor crônica.
A equipe multidisciplinar da UBS Jardim Selma, administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizou no dia 28 de agosto, uma visita ao Museu do Futebol para 15 pacientes dos grupos de saúde mental e dor crônica da unidade. As participantes foram levadas para explorar um espaço cultural relevante, em uma região, na Zona Oeste de São Paulo (SP), que a maioria dos pacientes ainda não conhecia. A escolha do museu, além de oferecer uma experiência cultural enriquecedora, também está relacionada à temática do futebol, que remete à atividade física e ao dinamismo. Esta atividade faz parte dos esforços da unidade para promover a inclusão cultural e o bem-estar dos pacientes.
Mônica Oglade, gerente da UBS Jardim Selma, explica que o passeio foi planejado para ampliar o repertório cultural e de lazer dos pacientes, oferecendo uma vivência que contribui para a saúde mental e emocional. “Ao explorar novos ambientes e se engajar em experiências culturais, os pacientes têm a oportunidade de enxergar seus corpos de maneira mais positiva e de vivenciar novas realidades, além de obter aprendizado e crescimento pessoal”, ressalta.
Vale ressaltar que o grupo de mulheres é composto por pacientes que enfrentam desafios significativos, incluindo histórias de violência emocional e patrimonial. Mônica destaca a força e o impacto positivo deste grupo, ressaltando as várias histórias de sucesso que emergem dessa experiência. “O grupo de dor, por sua vez, é formado por pacientes que sofrem com dores crônicas e recebem acompanhamento especializado para melhorar sua qualidade de vida”, diz.