A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), inaugurada em 14 de abril de 2023 pelo prefeito Edvaldo Nogueira, se destaca por sua proposta inovadora de atendimento humanizado, oferecendo cuidados de excelência e acolhimento integral às gestantes e seus bebês. Com uma vasta gama de serviços e atenção especial às necessidades das pacientes e suas famílias, a maternidade não só cumpre sua missão de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para o nascimento, mas também se firma como um modelo de excelência em cuidado materno-infantil.
O secretário municipal da Saúde, João Victor Burgos, destacou a importância da Maternidade Lourdes Nogueira, que está mudando a vida de milhares de mulheres. “Trazer esse pioneirismo e ineditismo do parto humanizado para as mulheres aracajuanas e de outras que não residem em Aracaju, mas são atendidas aqui, simboliza missão cumprida. A maternidade reflete a gestão atual, resgatando um projeto que estava abandonado e que hoje acolhe tantas gestantes. As pessoas querem ser bem acolhidas e atendidas, e a Lourdes Nogueira se tornou um lindo exemplo disso”, disse.
Segundo o gestor, a qualidade do serviço também é assegurada pela capacitação continuada oferecida aos profissionais que atuam na unidade. “Eles trocam informações, conhecimentos e experiências em treinamentos, tudo para tornar o corpo de funcionários cada vez mais preparado e atualizado em relação aos métodos de parto, cuidado e acolhimento”, afirmou o secretário da Saúde de Aracaju.
Em um ano e cinco meses de operação, a primeira unidade materno-infantil de Aracaju já realizou 4.744 partos de nascidos vivos, sendo 2.350 do sexo feminino e 2.384 do sexo masculino. Embora a maternidade atenda principalmente à população aracajuana, ela também acolhe pacientes de diversas localidades, já tendo recebido gestantes de 83 municípios, incluindo 66 de Sergipe, 10 da Bahia, 4 de Alagoas, além de pacientes de estados como Pernambuco, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Com grande capacidade de atendimento, a unidade comporta a realização de até 500 partos por mês, acompanhados de uma série de outros serviços vitais. Desde o seu primeiro dia de funcionamento, já foram realizados 18.644 testes de triagem neonatal e 18.799 atendimentos de urgência e emergência.
Com mais de 7,6 mil m² de área, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira conta com modernas instalações para atender todas as necessidades das gestantes e dos bebês. Entre suas estruturas estão 51 leitos obstétricos, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCINCO), além de 5 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru (UCINCA). A maternidade também possui um centro obstétrico com duas salas cirúrgicas e uma sala para AMIU (aspiração manual intrauterina), uma agência transfusional e um posto de coleta de leite humano, essencial para o suporte à amamentação.
Olhar humanizado e inclusivo
De acordo com a coordenadora da equipe Multidisciplinar, Nayara Oliveira, um grande diferencial da Maternidade Lourdes Nogueira é o compromisso com um atendimento humanizado às pacientes e seus bebês, realizado por uma equipe de diversas especialidades, altamente qualificada, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais.
“Essa equipe assegura que as pacientes recebam cuidado integral desde a admissão até o pós-parto, proporcionando uma experiência acolhedora e segura. O atendimento humanizado vai além do incentivo ao parto normal; a unidade assegura atendimento conforme os critérios técnicos e respeita a individualidade de cada paciente, o que tem despertado em muitas mulheres o desejo de dar à luz na Lourdes Nogueira”, afirmou.
Desde a inauguração da maternidade, todas as famílias recebem um kit de enxoval para o bebê, contendo itens de higiene e vestimentas, como pacote de fraldas, álcool 70%, caixa de hastes flexíveis, sabonete líquido, lenço umedecido, manta, roupas, touca, entre outros.
Outros serviços
O cuidado na Maternidade Lourdes Nogueira não se limita ao momento do parto. Serviços adicionais incluem consultas de urgência e emergência, exames complementares como ultrassonografias e radiografias, e procedimentos cirúrgicos como curetagem e laqueadura.
A unidade também se destaca pelo acolhimento atencioso e pela garantia de conforto às pacientes e seus familiares. Além das gestantes, mulheres em situação de violência sexual e a população LGBTQIAPN+ encontram na Maternidade Lourdes Nogueira um espaço que respeita e cuida de suas necessidades de forma inclusiva e sensível.
Um diferencial notável é o cartório interno, que permite que os bebês saiam da maternidade já com certidão de nascimento e CPF, em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe. Até o mês de agosto, o posto do cartório da maternidade já havia registrado 3.114 certidões de nascimento, o representa uma taxa aproximada de 70% dos nascidos vivos na unidade. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sendo um facilitador para os pais, que têm a oportunidade de sair da maternidade com o bebê já registrado, sem precisar enfrentar filas em um cartório externo.