Hospital Municipal Guarapiranga começa implantar o Escritório de Gestão de Altas (EGA)

13 de setembro de 2024

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Na última quarta-feira (11), foi realizada a revisão da primeira Sprint com apresentações de todo trabalho executado pelo time multiprofissional de desenvolvimento, as orientações e considerações do executivo médico em serviços de saúde dr. Murilo M. Hoffmann, consultor e Product Owner do projeto. O time de desenvolvimento formado por coordenadores e supervisores dos times assistenciais e de qualidade do HMG, também conta profissionais dos setores de serviço social, farmácia, nutrição, comunicação e tecnologia da informação. O Escritório de Gestão de Altas (EGA) é uma estrutura organizacional dentro de hospitais e unidades de saúde que tem como principal objetivo coordenar e gerenciar o processo de alta dos pacientes de forma eficiente e segura. O conceito começou a tomar forma por volta de 2010 e evoluiu como uma prática adotada por diferentes instituições de saúde ao redor do mundo que buscavam reduzir o tempo de internação, melhorar a coordenação do cuidado e diminuir as taxas de readmissão.
Motivado a melhorar a transição dos pacientes do hospital para o próximo nível de cuidado, seja a volta para casa ou encaminhamento para outra instituição de saúde, o projeto embrionário em julho de 2024 no HGM toma corpo em setembro e já produz resultados. A ideação do diretor técnico do hospital, Victor Hugo P. Panont, conta com aval e acompanhamento muito próximo do presidente do INTS, José Jorge Urpia, sponsor do projeto.
Escopo e Principais Funções do Escritório de Gestão de Altas (EGA):
Planejamento da Alta: O EGA coordena o planejamento da alta desde o momento da admissão do paciente, garantindo que todas as etapas necessárias sejam cumpridas para uma transição segura e eficaz.
Coordenação Multidisciplinar: Atua como um ponto de integração entre os diferentes profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, e outros, para garantir que o paciente receba orientações adequadas e que todos os aspectos clínicos e sociais sejam considerados.
Educação do Paciente e Família: O EGA assegura que os pacientes e suas famílias recebam orientações claras sobre cuidados pós-alta, medicações, sinais de alerta, e qualquer outra informação relevante para a continuidade do tratamento.
Gestão de Barreiras à Alta: Identifica e gerencia barreiras que possam atrasar a alta, como questões sociais, falta de apoio em casa, necessidade de equipamentos médicos, ou dificuldades na compreensão das orientações de cuidado.
Monitoramento e Seguimento Pós-Alta: Pode incluir ações de acompanhamento após a alta, para avaliar a adaptação do paciente ao cuidado em casa e reduzir a taxa de readmissões hospitalares.
Documentação e Comunicação Eficaz: O EGA facilita a documentação adequada e a comunicação entre todos os envolvidos no processo, incluindo familiares e serviços de saúde externos.
Os principais benefícios da implantação do EGA e resultados futuros esperados:
Redução de Tempo de Internação: Ao gerenciar de forma proativa as necessidades do paciente, o EGA ajuda a reduzir o tempo de permanência hospitalar, liberando leitos para outros pacientes;
Melhora da Qualidade Assistencial: A coordenação eficiente melhora a qualidade do atendimento ao garantir que todas as necessidades do paciente sejam atendidas antes da alta utilizando listas de checagem;
Redução de Readmissões: Com um plano de alta bem estruturado, familiares e pacientes bem orientados, diminui o risco de complicações que possam resultar em readmissão;
Satisfação do Paciente e da Família: Um processo de alta bem coordenado proporciona uma experiência mais positiva, aumentando a satisfação geral com o cuidado recebido;
Entrando apenas em seu segundo mês, alguns indicadores que já eram monitorados pelo hospital apresentaram resultados significativamente positivos e animadores para a gestão. O desempenho e motivação do time multiprofissional também surpreendeu o presidente Urpia, que fez questão de acompanhar pessoalmente a revisão. Dentre as entregas realizadas destacaram-se o Plano de Alta Multidisciplinar; o início, e assertividade, do registro de previsão de alta do paciente pela equipe médica; a queda no indicador de reinternação em unidade de terapia intensiva; a priorização de processos diários realizados até às 10h da manhã, para pacientes em alta e a conscientização organizacional do time.
Ferramenta promissora para a gestão de cuidados de saúde, o EGA apresenta o empenho do HMG na entrega de um fluxo contínuo e seguro de pacientes dentro do hospital e na transição para outros níveis de cuidado.