MMLN realiza palestra sobre doação de órgãos e tecidos durante o Setembro Verde

18 de setembro de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), promoveu uma palestra em alusão ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos.

O evento contou com a participação de Ana Carla Bittencourt, responsável técnica do Banco de Olhos do Estado, que abordou a importância da doação de córneas, destacando o impacto dessa atitude solidária na vida de outras pessoas.

De acordo com a RT, uma das maiores necessidades é a desmistificação da morte encefálica.

“Muitas pessoas ainda acreditam que quem está com morte encefálica pode voltar à vida, o que não é verdade. Quando há esse diagnóstico, não há mais fluxo sanguíneo no cérebro, e a doação é uma oportunidade de transformar a dor em esperança”, relatou.

Além de explicar todo o processo que envolve a doação, Ana Carla pontua que uma das principais dúvidas e receios da população é sobre a aparência do corpo do ente querido após a retirada das córneas.

“A maior preocupação das famílias é como ficará o rosto do ente querido após a doação, mas esclarecemos que o corpo permanece intacto e que o processo é realizado de forma respeitosa”, explicou.

Viviane Correia, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da MMLN, participou da palestra e destacou a relevância do evento para os colaboradores.

“A doação de órgãos é um ato de amor que transcende a própria vida. Trazer esse conhecimento para nossos colaboradores é essencial para que eles possam orientar pacientes e familiares sobre esse gesto tão nobre”, reconheceu.