Entre os dias 17 e 20 de setembro, a sede do INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, em Salvador, passou por uma avaliação minuciosa, com a realização de uma Auditoria Interna. O objetivo principal foi avaliar a adequação e conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade em relação aos requisitos da norma NBR ISO 9001:2015 e documentação estabelecida pelo INTS. A equipe de auditores internos, (composta por Taneide Lago, Gabriela Gomes, Debora Sales, Laiane Pinto, Vitor Henrique e Nayla Sacramento), desempenhou um papel importante nos diferentes setores do Instituto.
A Auditoria Interna foi iniciada no dia 17 com uma reunião de abertura oficial, que reuniu os auditores, o Diretor Geral Alan Kertzman e os colaboradores da sede no Convention Center. Taneide Lago, Gerente de Qualidade e Compliance, esclareceu a importância e a função da auditoria interna: “Esse é um processo que fazemos anualmente antes da auditoria externa, que está agendada para os dias 23, 24 e 25 de outubro. É o momento que nos reunimos com foco na verificação dos processos levando em consideração o que foi planejado e como está sendo executado, revê alguns fluxos e identifica possíveis melhorias. E é isso que queremos para o INTS: foco na melhoria contínua. Contamos com vocês!”
Durante a Auditoria Externa, um auditor revisitará os mesmos processos que foram objeto da avaliação da auditoria interna, ressaltando a necessidade de reflexão e ação imediata. Alan Kertzman, em sua fala de abertura, destacou a importância dessa avaliação como uma oportunidade de progresso: “Realizar a auditoria, abrir não conformidades e ter oportunidades de melhoria significa dizer que nós estamos prestando atenção aos processos e que nós queremos melhorar. Quando a gente identifica alguma coisa que não está adequada, a gente precisa parar, analisar e corrigir a rota. Assim, a gente consegue fazer as coisas de maneira mais eficientes e com um método de trabalho adequado para todos.”
Ao final desses quatro dias de avaliação, ocorreu também a cerimônia de encerramento. Os colaboradores se reuniram no Convention Center, onde Taneide Lago compartilhou os resultados alcançados, os próximos passos a partir do que foi identificado e cuidados que devem ser tomados para a etapa da auditoria externa. O relatório da auditoria interna será repassado a todos, para que as equipes possam atuar no que foi detectado. As não conformidades encontradas serão registradas e tratadas com o apoio da área de Qualidade.
“Ficou claro que conseguimos manter os processos, mesmo com tantas implantações ocorrendo ao mesmo tempo, essa foi a visão que tivemos na amostragem analisada. Estou auditando a sede há quatro anos e esse ano eu vi muita melhoria implantada, as equipes bem engajadas, buscando treinar os mais novatos na nossa missão, visão, valores e política da Qualidade, das formas mais diversas, usando a criatividade. Parabéns a vocês, mesmo com todo o turbilhão de demandas, conseguimos manter os processos funcionando e melhorá-los.”, reforçou a gerente.
A Auditora Laiane Pinto também demonstrou sua satisfação com o processo executado: “eu queria realmente agradecer a receptividade de todos. Foi um processo bem tranquilo, um momento de trocas. Até as pessoas mais novas na empresa já estavam bem inseridas, já souberam responder, já sabiam se direcionar e nós vimos essa integração. Eu acho que é uma força das equipes que a gente tem aqui, as equipes são muito unidas, então um vai apoiando o outro”.
“Eu queria parabenizar o time, foi visível o quanto vocês se prepararam. Teve setor que fez até dinâmicas! Parabenizar também pela verdade, transparência em dizer: ‘eu não sei, onde eu posso encontrar, de que forma eu posso me preparar melhor para a externa?’ E isso é um nível de maturidade grande e significativo que a gente precisa trazer essa devolutiva para vocês e parabenizar. Muito obrigada pela atenção e que a gente continue com essa percepção de melhoria contínua”, completou a Auditora Nayla Sacramento.
Portanto, a Auditoria Interna reforçou o comprometimento do INTS com sua política de qualidade, com o cumprimento dos requisitos legais, regulamentares e estatutários, bem como com a busca constante pela melhoria do Sistema de Gestão de Qualidade, visando a satisfação dos pacientes, contratantes e demais partes interessadas na prestação de serviços de gestão, assistência e promoção à saúde.