Hospital reforça seu compromisso com a excelência no atendimento e o bem-estar de pacientes e profissionais de saúde.
Em um cenário onde a qualidade do atendimento é crucial, o Hospital Dia Santo Amaro (HDSA) promoveu seu ‘I Seminário de Qualidade e Segurança do Paciente’ no dia 23 de setembro. O evento reuniu profissionais para discutir práticas que transformam a assistência à saúde, beneficiando tanto os pacientes quanto os colaboradores. “A excelência no cuidado é fundamental”, afirma o diretor médico e técnico do HDSA, Ronald Maia Filho.
Participaram do seminário colaboradores do próprio hospital, além de profissionais de outras unidades da Região SACA, que assistiram às palestras de Tatiana Lourenço, avaliadora de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA); Alessandra Sousa, gerente de qualidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD); e Alexandra Reis, também gestora da AACD.
Segundo Maia, a diretoria do Hospital Dia Santo Amaro reconhece que os esforços voltados à qualidade e segurança do paciente devem ser contínuos, pois os benefícios impactam positivamente todo o sistema de saúde. Ao assegurar a qualidade e a segurança nos atendimentos, aumenta-se a probabilidade de tratamentos bem-sucedidos, reduzindo o tempo de internação e as complicações. “Com isso, os pacientes se sentem mais seguros e bem cuidados, o que favorece a adesão ao tratamento e diminui a probabilidade de buscarem outros serviços de saúde. Além disso, a busca pela qualidade e segurança valoriza os profissionais de saúde e promove o desenvolvimento de práticas mais seguras”, afirma.
Para o diretor médico, a única maneira de alcançar a excelência no cuidado, tanto para pacientes quanto para colaboradores, é trabalhar de forma colaborativa, com uma visão compartilhada. “A partir dessa união, podemos implementar diversos conceitos e práticas no dia a dia, que abrangem desde a experiência do paciente até o cuidado centrado em suas necessidades e o valor que isso representa. É fundamental integrar todos esses elementos em uma abordagem que realmente coloque o paciente no centro do atendimento”, ressalta.
OBJETIVOS
Angélica Mendes, Gerente Assistencial do HDSA, destaca que a busca por uma assistência em saúde de alta qualidade e segurança é um objetivo primordial em todo o mundo. “Isso abrange a oferta de serviços de saúde eficazes, oportunos e centrados nas necessidades do paciente, enquanto a segurança do paciente busca minimizar os riscos de danos desnecessários durante a assistência”, afirma.
Ao mencionar que o hospital atende, em média, 50 mil pacientes por mês, o diretor geral do HDSA, Humberto Carvalho Júnior, enfatiza a importância de garantir qualidade também na rotina de trabalho dos colaboradores. Durante o Seminário, ele anunciou a implementação do projeto “Gestão da Felicidade no Trabalho”, com o objetivo de conquistar o Selo FIB (Felicidade Interna Bruta) para o HDSA.
“Esse projeto é a cereja do bolo de tudo o que realizamos no HDSA. Queremos criar um ambiente onde cada colaborador se sinta valorizado, sabendo que sua felicidade se traduz diretamente na qualidade do atendimento aos pacientes.”, conclui.