A iniciativa prevê o monitoramento de dados para compreender os pontos fortes e os a melhorar a experiência dos trabalhadores
“O que é felicidade?” foi a pergunta que abriu a palestra conduzida pelo especialista em neurociência do comportamento para gestão de pessoas e organizações, Fernando Brancaccio, para apresentar o Projeto Felicidade no Trabalho. O evento ocorreu em 25 de setembro, e era voltado para a equipe do Hospital Dia Santo Amaro.
Trata-se de uma parceria a longo prazo entre a gestão do HDSA e a Fairjob Brasil, uma plataforma que monitora indicadores de bem-estar e prosperidade dos trabalhadores, com o objetivo de humanizar o ambiente hospitalar por meio de metodologias como a Felicidade Interna Bruta (FIB), Segurança Psicológica e Saúde Mental.
Os dados serão coletados por meio de um questionário anônimo, composto por 42 perguntas que abordam nove domínios: Padrão de Vida, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Vitalidade Comunitária, Uso do Tempo, Bem-estar Psicológico, Governança e Resiliência Cultural.
Segundo Fernando, a proposta é não apenas gerar números, mas criar um ambiente profissional mais agradável e feliz, estabelecendo um ciclo virtuoso que promova o bem-estar integral dos colaboradores, a satisfação dos clientes, resultados positivos para a gestão e, em última análise, benefícios para a sociedade.
Felicidade Interna Bruta (FIB)
Desenvolvida no Butão, no Himalaia, a Felicidade Interna Bruta (FIB) é um indicador reconhecido pela ONU e criado pelo rei butanês Jigme Singya Wangchuck, em 1972. Esse conceito visa medir o progresso de uma nação não por meio de riquezas materiais, mas pela felicidade de seus cidadãos.
Calendário de Ações para o Setembro Amarelo
Além do Projeto Felicidade no Trabalho, a equipe do Hospital Dia Santo Amaro participou de uma programação ao longo das últimas semanas que incluiu ações lúdicas, reflexões sobre cuidados com o equilíbrio emocional e mental, e atividades como Terapia Reiki, oficinas de Mindful Eating e uma palestra sobre quando buscar ajuda em casos de
depressão e ansiedade.
“Ao longo do mês, desenvolvemos várias iniciativas para sensibilizar sobre a saúde mental no trabalho, destacando como o ambiente profissional pode impactar positivamente ou negativamente a saúde mental dos colaboradores. Nossa equipe está empenhada em uma campanha de valorização da vida, ressaltando a importância do desenvolvimento da saúde mental e ações que possam ajudar nesse processo”, afirma Humberto Carvalho, diretor administrativo do HDSA.