MMLN oferta ultrassonografias e diminui filas do SUS de Aracaju

26 de setembro de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Com o intuito de reduzir as filas de espera para exames essenciais à saúde de mulheres e gestantes, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) passou a regular para a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), a partir de janeiro de 2024, a realização de ultrassonografias mamária bilateral, transvaginal, obstétrica e de tireoide.

Desde o início das atividades, em abril de 2023, a MMLN já realizou 9.246 ultrassonografias em mulheres e gestantes, com o objetivo de acelerar o andamento das filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os impactos desse esforço são evidentes não apenas nos números, mas também nas histórias de quem viveu a experiência de ser atendido pela maternidade.

Sara Galdino, de 26 anos, aguardava por uma ultrassonografia obstétrica. Ela havia escutado comentários positivos sobre o atendimento na Maternidade Lourdes Nogueira, mas, ainda assim, imaginava que passaria por um longo período de espera.

“Mas foi muito rápido! Eu estava na lista de espera e de repente me ligaram dizendo que já estava agendado. Achei muito bom, porque não fiquei aguardando tanto tempo assim. Foi menos de um mês. Eu já ouvi muitas pessoas falando que a maternidade era muito boa, e hoje eu pude comprovar. O atendimento foi realmente excelente. Saí com o resultado no mesmo dia!, compartilha Sara, ainda surpresa com a agilidade.

Essa sensação de alívio também foi sentida por Marciele Bonfim, de 33 anos. Após marcar sua ultrassonografia obstétrica, ela se preparava para a habitual espera, quando foi surpreendida pela eficiência do serviço.

“Eu marquei no posto mês passado, e quando foi esse mês, já estava liberado. Cheguei aqui e foi tudo muito rápido, o atendimento foi ótimo. Comparado às outras marcações, foi bem melhor. As outras demoravam mais para sair os resultados. Já é a segunda vez que venho aqui, e só tenho elogios. Minha primeira experiência aqui foi quando meu segundo filho nasceu, e mesmo tendo que ser transferida para outra unidade por ser um parto de risco, o acolhimento aqui foi maravilhoso”, relembra Marciele, evidenciando que a qualidade do atendimento da MMLN vai além dos exames, estendendo-se para o cuidado integral.

Acolhimento

Maria da Conceição, de 54 anos, também compartilhou sua experiência, dessa vez ao realizar uma ultrassonografia das mamas. Ao chegar à Maternidade Lourdes Nogueira, ela se surpreendeu com a rapidez e a estrutura moderna do local.

“Fui bem atendida desde a marcação, que saiu rapidamente. Cheguei por volta das 14h e, em menos de uma hora, já saí com o resultado do exame. Não esperava que fosse tão rápido! Pensei que ia demorar mais, mas foi tudo muito ágil. A estrutura é excelente, não conhecia o lugar e achei tudo muito bom”, elogia Maria.

A eficiência no processo de marcação e a qualidade do atendimento também foram pontos destacados por Elisângela Santos Vasconcelos, moradora do povoado Cardoso, em São Cristóvão. Mesmo residindo em outra cidade, Elisângela escolheu a Maternidade Lourdes Nogueira para realizar sua ultrassonografia mamária, e não se arrependeu.

“A marcação foi rápida, dei entrada no posto da Aruana e em 15 dias já estava agendado. O atendimento aqui é nota 10. Foi a primeira vez que vim e gostei demais. Com certeza voltaria se precisasse”, afirma Elisângela.

Para Lívia Gabriela, de 17 anos, que realizou uma ultrassonografia obstétrica, o que mais chamou sua atenção foi o cuidado e o carinho da equipe. Acompanhada por sua mãe, Cristiane das Neves, ela destaca como se sentiu bem acolhida desde o primeiro momento.

“O atendimento foi ótimo. Os médicos e recepcionistas sempre muito atenciosos. O que mais gostei foi a dedicação e o carinho. Além disso, a estrutura é perfeita, não mudaria nada. O melhor de tudo é que consegui marcar o exame em menos de um mês e já saí com o resultado no mesmo dia!”, comemora a jovem, aliviada por não precisar esperar mais.

IRSI promove confraternização para seus voluntários

IRSI promove confraternização para seus voluntários

Ser voluntário é doar o coração em forma de gestos, transformando vidas e construindo esperança. Com esse sentimento de gratidão, o Instituto de Responsabilidade Social do INTS (IRSI) realizou uma noite especial de confraternização para homenagear seus voluntários. O...

ler mais