O Hospital Municipal de Guarapiranga, administrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde ( INTS), esteve mais uma vez, engajada na Campanha do Setembro Amarelo, que promove a saúde mental e prevenção ao suicídio. Durante o mês, foram realizadas ações que promovem um olhar para dentro e para os outros, fortalecendo laços e promovendo o cuidado mútuo.
A iniciativa foi direcionada tanto para colaboradores quanto para pacientes. Teve distribuição de material informativo destacando a importância de buscar ajuda, cuidar da saúde mental e reconhecer os sinais de alerta . Junto a isso, também foram distribuídos bottons com o símbolo do girassol, representando esperança, acolhimento e vida.
O ponto alto da campanha foi a Trilha da Vida, uma jornada sensorial única. Todas as pessoas que atuam no hospital foram convidadas a participar dessa experiência, que oferecia mais do que simples reflexão — proporcionava uma imersão completa. Com os olhos vendados, os participantes eram conduzidos por um trajeto cuidadosamente ambientado. Música relaxante e o aroma formavam uma combinação que estimulava a introspecção e reflexões induzidas pelas falas da hipnoterapeuta Paula Hiratsuka. Sons da própria natureza que faz parte do hospital e pisos com texturas variadas puderam ser experimentas pelos participantes que foram convidados a participar descalços nessa caminhada sensorial. No trajeto, mesas dispostas com diversos objetos e combinações provocaram emoções variadas.
Roda de Conversa com Psicólogos e Terapeutas
Ao final da trilha, os participantes foram recebidos em uma roda de conversa, coordenada por psicólogos e o terapeuta ocupacional do hospital. Esse momento foi essencial para que todos pudessem compartilhar suas experiências durante a trilha, refletir sobre as próprias emoções e expressar qualquer sentimento que quisessem externar. Foi um espaço de escuta e acolhimento, proporcionando um ambiente seguro para falar sobre desafios, medos e esperanças.