Prolíder em Aracaju: Maternidade Municipal Lourdes Nogueira promove treinamento transformador para líderes

1 de outubro de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Com foco no autoconhecimento, a mentoria imersiva busca fortalecer habilidades de liderança entre profissionais da maternidade.

No dia 27 de setembro, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira foi palco do Prolíder; um treinamento dedicado ao desenvolvimento de lideranças, sendo eles gerentes, supervisores, RT’s e encarregados da unidade. Com ênfase no autoconhecimento, o evento promoveu reflexões entre os colaboradores participantes, visando fortalecer a capacidade de liderar de dentro para fora. O módulo apresentado teve duração de 8 horas e a “Coragem para liderar” como tema.

Durante o treinamento, os líderes foram incentivados a explorar suas histórias pessoais, através de dinâmicas, entendendo o que os define como indivíduos e líderes. Momentos de troca e aprendizado intenso marcaram a experiência, reforçando a ideia de que, para liderar efetivamente, é necessário primeiramente liderar a si mesmo. Entre algumas das habilidades e competências trabalhadas estão a tomada de decisão assertiva, a gestão de conflitos, a inteligência emocional, a empatia e a comunicação eficaz como principais pontos.

O programa foi idealizado por Zeni Silva, Coordenadora da célula de melhoria contínua do INTS. Ela comenta que o autoconhecimento é fundamental para exercer uma liderança eficaz e positiva. “Autoconhecimento é poder. E foi justamente essa a chave que destrancamos juntos na Maternidade Lourdes Nogueira! Cada sorriso, cada nova ideia compartilhada, e cada momento de empatia e reconhecimento foram combustível para que cada participante saísse mais forte, mais preparado e ainda mais consciente de seu papel como líder”, afirmou.

Uli Mariane, Coordenadora da Qualidade na MMLN, uma das colaboradoras mentoradas no Prolíder, compartilhou: “Então, é um curso muito proveitoso, ensina de verdade, guia a gente para ter uma maturidade emocional, saber gerir conflitos, gerir pessoas. É um treinamento de grande valia, realmente. A gente tem um crescimento tanto profissional como pessoal e acaba aplicando com as nossas equipes, tornando o hospital um ambiente mais saudável, mais humanizado, acolhedor, como é o INTS”.

Ela também contou que já saiu da imersão aplicando os conhecimentos que adquiriu de forma mais assertiva à sua equipe: “O curso foi aplicado na sexta-feira e na segunda eu já apliquei com minha equipe um ensinamento que a gente teve. Aqui é como se fosse a nossa primeira casa, por passarmos mais tempo aqui, às vezes, que na nossa casa propriamente dita. Então é importante se conhecer, ter um momento em conjunto, de partilha. Tanto profissional como pessoal, sempre em busca de um ambiente harmonioso e emocionalmente seguro”.

É com um novo olhar sobre si mesmos que os líderes passam a sentissem prontos para guiar suas equipes com propósito e confiança, evidenciando que o verdadeiro impacto da liderança começa pelo autoconhecimento. O evento reforça a importância de investir em desenvolvimento pessoal, com a certeza de que líderes que se conhecem bem são capazes de fazer a diferença em suas comunidades.