INTS conquista 3 prêmios no VI Benchmarking e Fórum de Saúde Bahia e Ceará

13 de outubro de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) participou da 6ª edição do Benchmarking e Fórum de Saúde Bahia e Ceará, realizado nos dias 10 e 11 de outubro no Hotel Fiesta, em Salvador. O evento proporcionou uma rica troca de experiências entre as instituições filantrópicas do Nordeste, com palestras, oficinas e a apresentação de cases de sucesso. O tema central desta edição foi “A importância da Inteligência Artificial (IA) para a gestão da Saúde Filantrópica.”

Em parceria com a Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará (FEMICE), o evento ofereceu aos participantes a oportunidade de refletir sobre o uso de tecnologias com IA para a gestão de recursos, otimização de gastos e operacionalização de serviços de saúde, entre outros tópicos relevantes à área.

As colaboradoras da Diretoria Médica e Assistência Integrada à Saúde do INTS enriqueceram ainda mais o evento ao apresentarem quatro cases de sucesso:

  1. “Avaliação do Conhecimento da Equipe Assistencial sobre o Protocolo Gerenciado de Atendimento ao Paciente com Dor Torácica em Unidades de Saúde Gerenciadas por uma Organização Social”, na categoria “Inovação e Tecnologia”, apresentado por Márcia Uzêda, Analista de Saúde.
  2. “Processo de Acreditação ONA Nível 1 em Unidades Básicas de Saúde geridas por uma Organização Social”, na categoria “Governança Corporativa”, apresentado por Tatiane Florentino, Coordenadora de Ensino e Pesquisa.
  3. “Otimização de Custos por Meio de Auditorias de Controle de Consumo e Lançamentos de Curativos em Instituição de Longa Permanência”, na categoria “Gestão de Custos”, apresentado por Lailla Farias, Supervisora de Enfermagem.
  4. “Análise de Custo e Efetividade do Uso de Amicacina em Substituição ao Ciprofloxacino para Profilaxia Urológica”, na categoria “Pesquisa Assistencial”, apresentado por Paulina Reis, Supervisora de Farmácia.

Destes quatro cases apresentados, o INTS foi premiado nos três primeiros citados acima. Tatiane Florentino, Coordenadora de Ensino e Pesquisa, comentou sobre a participação no evento: “Participar do FESFBA foi uma grande oportunidade para conhecer as boas práticas que estão sendo realizadas no terceiro setor e, principalmente, apresentar os resultados do INTS, que cumprem uma etapa essencial da nossa missão: oferecer soluções de gestão e tecnologia tanto na saúde quanto na educação, visando à satisfação do nosso principal cliente, o usuário do SUS.”

Sobre os prêmios conquistados, Tatiane destacou: “Atribuímos os prêmios ao trabalho contínuo do Núcleo de Ensino e Pesquisa. Estamos constantemente atentos às oportunidades de análise científica nas ações assistenciais dos nossos contratos e focados em identificar talentos com interesse em pesquisa. Isso tem dado ao INTS visibilidade nas esferas educacional e científica.”

Cintia Santos, Gerente Administrativo-Financeiro da Maternidade Lourdes Nogueira, localizada em Aracaju, contou que a participação do evento promovido pela FESFBA já faz parte do calendário anual de atividades estratégicas do INTS. “Como representante do INTS, tive a honra de ser convidada para atuar como moderadora do painel sobre Segurança Jurídica na Saúde e a LGPD e foi uma experiência enriquecedora ouvir especialistas da área trazendo insights sobre a importância do tema e necessidade – urgente – de adequações”, completou.

Cintia também reforçou a importância do tema abordado no evento: “O tema central, que girou em torno da inteligência artificial, foi disruptivo e necessário, uma vez que a aplicabilidade desta ferramenta, no setor da saúde, é de suma relevância para maximizar a eficiência e qualidade assistencial. Foi um momento de trocas de experiências, atualização sobre assuntos de relevância e, principalmente, muito networking entre as entidades filantrópicas”.

Com esse reconhecimento, o INTS reafirma seu compromisso com a saúde, tecnologia e educação, mantendo-se firme na busca por soluções eficazes para promoção de qualidade na saúde pública brasileira.